TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz De Ansoff

Dissertações: Matriz De Ansoff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 6

MATRIZ DE ANSOFF

A Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização.

Segundo Igor Ansoff, na década de 1950 as organizações passaram a se preocupar com o ambiente (ANSOFF, 1981). As empresas que visavam o lucro foram as que primeiro tiveram essa preocupação, e mais tarde os outros tipos de organização.

Enquanto pioneiros da administração como Taylor, Fayol, Mayo, entre outros renomados precursores da administração clássica tinham as suas visões voltadas para a parte interna das organizações, o ambiente externo passava, cada vez mais, a influenciar as organizações, e após a segunda Guerra Mundial essa tendência ficou mais evidente, pois a produtividade não significava mais o sucesso de determinada organização, mas apenas se ela poderia ou não atender a demanda do mercado.

Logo esse problema foi identificado pelos estudiosos, e surgiram estudos do chamado planejamento estratégico. No início consistia apenas em uma análise racional das oportunidades, ameaças, pontos forte e fraco de uma organização de produção, e partir dessa análise eram elaborados uma estratégia que conseguisse uma compatibilização positiva dessas variáveis com os objetivos da organização (ANSOFF, 1981). Nos anos posteriores foram sendo adicionadas novas variáveis que deveriam ser incluídas nos estudos estratégicos.

Uma delas diz respeito à implantação, pois apenas a análise do ambiente com a conseqüente elaboração das estratégias não garantia que essas seriam implantadas e controladas. Assim foram sendo adicionados mais alguns elementos em tais estudos, permitindo um significativo avanço do planejamento estratégico.

Após essa fase de aprimoramento dos estudos estratégicos, observa-se uma nova ênfase que diz respeito à surpresa, mudança ou antevisão de problemas de recursos ou quaisquer outros que possam ter impacto na organização. Essa nova tônica tem dominado alguns estudos mais recentes nos assuntos referentes a planejamento estratégico.

Em 1965, Ansoff escreveu o livro "Corporate Strategy: An Analytic Approach do Business Policy for Growth na Expansion", onde ele discorre sobre os estudos do problema estratégico das organizações e propõe uma ferramenta de análise do problema estratégico e definições de estratégias, a qual foi denominada Matriz de Ansoff.

Essa matriz é uma forma de representar algumas formas que o autor acreditava que poderiam aprimorar o negócio de determinada organização por meio de quatro estratégias distintas: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação pura (MINTZBERG, 2001).

A matriz tem duas dimensões: produtos e mercados. Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas:

PENETRAÇÃO DE MERCADO: Tem como objetivo principal a fidelização de seus clientes, conseqüentemente aumentando seu potencial de mercado com os produtos já existentes, usando de maior exposição de seus produtos, propaganda incisiva e promoções, que farão com que seus produtos tenham um consumo maior e mais freqüente. Risco baixo e moderado

Encontram, entre outras, os descontos por volume, um aumento do investimento publicitário, os cartões de fidelidade e uma maior penetração no canal de distribuição. Os cartões de fidelidade, por exemplo, são extremamente populares.

Empresas como, Petrobras, Mcdonalds as utilizam como maneira de incrementar sua penetração entre as ferramentas para conseguir este objetivo no mercado. Quando o mercado está estancado ou quando a empresa já possui uma clara liderança é preferível não utilizar esta opção, já que é provável que alternativas ofereçam uma rentabilidade superior.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: Uma estratégia de desenvolvimento de produtos implica chegar com um produto novo a um mercado existente, para atingir uma participação superior nos mercados onde a empresa já tem presença. Esta opção supõe o lançamento de produtos e marcas e a modificação dos mesmos para cobrir necessidades existentes. As situações que normalmente motivam o desenvolvimento de produto (independentemente do desejo de maiores vendas) são: manter uma reputação de "empresa inovadora", medidas defensivas contra competidores, por exemplo, lançar marcas de preço para competir por preço ou lançar uma grande variedade de produtos para encher as gôndolas dos supermercados e impedir a entrada de competidores, explorarem uma nova tecnologia desenvolvida pela companhia, robustecer o portfólio da empresas com produtos e marcas em todos os níveis de preço e utilizar capacidade ociosa existente na planta.

A estratégia de desenvolvimento de produtos normalmente é mais útil em setores tecnológicos (pelo rápido avanço da tecnologia) e para empresas que têm uma grande capacidade de pesquisa e desenvolvimento. Apple, por exemplo, elegeu este caminho de crescimento, ao lançar produtos e serviços inovadores como o iPhone, iTunes, iPad .Risco médio

Não existe mais a necessidade de teorizar a respeito de como definir desempenho e resultados. As empresas precisam é de pesquisa eficaz, sendo embasadas por aperfeiçoamento, evolução gerenciada e inovação. Todo processo ou serviço começa a ficar obsoleto no dia em que atinge seu “break even point”, então para que seu concorrente não lhe torne obsoleto, faça - você mesmo

DESENVOLVIMENTO DE MERCADOS: Esta opção consiste em vender um produto ou serviço existente em novos mercados, por exemplo, através da exportação, a utilização de novos canais de distribuição, a busca de novos usos para nossos produtos e serviços ou a penetração de novos segmentos. Normalmente, esta opção se utiliza quando a empresa já tem uma participação importante em seu mercado original e desenvolveu suficientes produtos para seus clientes, mas ainda deseja expandir-se, pelo que se dedica a desenvolver mercados. As outras duas opções são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com