TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Individual - Meio Ambiente

Artigo: Matriz Individual - Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Com o crescente e desordenado aumento populacional bem como de suas necessidades é um dos maiores responsáveis pelo aumento da produção de diversos bens de consumos, duráveis ou não, que atendam à estas necessidades. Com o binário oferta x demanda, os produtores nacionais não são mais capazes de atender o acelerado consumo ou de acompanhar as inovações tecnológicas que muitos deles possuem.

Deste modo, surge a necessidade de se rever os conceitos existentes até então de modo a facilitar o comércio das matérias-primas e produtos acabados de maneira a favorecer tanto aos extrativistas de matérias-primas quanto ao fornecedores de produtos acabados.

Entretanto, quando de fala de favorecer a uma relação originária da ação humana desta magnitude, estamos interferindo de forma massiva no meio ambiente que a sustenta, isto é, podemos estar afetando de forma devastadora (ou não ) o Meio Ambiente para atendermos às nossas necessidades.

Justificativa

A competição provocada pela necessidade de crescimento e de ser visto como “país do primeiro mundo” é responsável pela criação de medidas protecionistas tais como:

• Tributação diferenciada para proteger o consumo de produtos nacionais;

• Barreiras alfandegárias;

• E outras medidas que dificultam, inviabilizam ou até mesmo impedem a entrada de produtos importados nos países em desenvolvimento na intenção de tornar mais competitivos os preços dos produtos nacionais.

Desenvolvimento

A medida, a primeira vista, parece ser interessante para o desenvolvimento econômico do país, entretanto, esse excesso de medidas protecionistas afeta o Meio Ambiente uma vez que, para se reduzir os preços, os custos de produção têm que ser proporcionalmente reduzidos, isto é, são desrespeitadas leis ambientais e trabalhistas para simplesmente se promover a confecção de um produto mais barato, isto é: mais competitivo.

Grande parte dos produtores tendem a buscar regiões em que a legislação é menos rígida ou em que as atividades sejam menos fiscalizadas. Com isso, podemos citar:

• Trabalho infantil;

• Trabalho escravo;

• Descartes de poluentes sem o devido tratamento;

• Extrativismo excessivo;

• Migração e mortandade da flora e da fauna local;

• Alterações no clima da região, etc.

Por outro lado, existe uma corrente que tende a tratar deste assunto de forma a se manter ou desestabilizar o mínimo possível o equilíbrio existente. Com a criação da OMC (Organização Mundial do Comércio) e do GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) podemos pensar em uma regulamentação das medidas que afetam de forma positiva o livre comércio, bem como a ISO 14000 que normatiza as medidas de Gestão ambiental. Também podemos mencionar a conscientização da população que, sejam por medidas sócio-educativas ou não, tem voltado os seus olhos para meios de produção mais sustentáveis o que faz mudar as características do cliente alvo de muitos produtores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com