TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz individual- Ética sustentabilidades

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  3.801 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

                  TRABALHO INDIVIDUAL

Ética e Sustentabilidades

06/2018

[pic 4]


Elaborado por: Diana Scardua de Oliveira

Disciplina: Ètica e Sustentabilidade 

Turma: ONL017CZ-ZOGEVI01T1


Tópicos desenvolvido

  1. Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  2. Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  3. Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
  4. Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Apresentação e objetivo

O estudo será desenvolvido para apresentar ideias, ações e procedimentos para ajudar a empresa de telecomunicação VBN, sobre a adoção de boas práticas no que diz respeito à ética, responsabilidade social e governança. A empresa está disposta a rever alguns processos em seus relacionamentos com o seu público interno e externo.

A proposta tem o objetivo de ajudar a empresa compreender os efeitos que a prática da responsabilidade social e governança corporativa pode gerar de valor para a organização. A responsabilidade social vem assumindo, há algum tempo, um espaço importante nas decisões empresariais e a governança corporativa, mesmo estando relacionada a normas e exigências legais, tem também no comprometimento ético um aspecto fundamental.

A visão da responsabilidade social não pode estar somente ligada ao lucro, as organizações precisam agir de forma honesta com todos aqueles que tem algum tipo de relação com ela.

Segundo Ashley (2002, p.50), "parece lícito afirmar, que hoje em dia as organizações precisam estar atentas não só as suas responsabilidades econômicas e legais, mas também as suas responsabilidades éticas, morais e sociais".

As empresas que se mostram responsáveis, tem uma visão ética e global, buscando sempre uma qualidade de vida melhor para a sociedade em que vive.

 

Desenvolvimento

Vamos apresentar neste contexto algumas ações que poderá ajudar a VBN a manter sua integridade, analisando os obstáculos apresentados pela cultura organizacional visando a inclusão de medidas de proteção aos diretos individuais e coletivose. Alguns efeitos ou impactos empresariais antiéticos para os stakeholders e a sociedade, e algumas soluções que a empresa poderá implementar para garantir a ética e os diretos individuais e coletivos.

A VBN precisa garantir sua integridade entre os seus clientes internos e externos, segundo essa linha, a proposta vamos desenvolver um programa de integridade ética, com as estratégias adequadas a realidade da organização. Para desenvolver um projeto dentro de uma empresa, precisamos mostrar aos gestores, quais benefícios serão proporcionados para a empresa e para a socidades.

Cada Programa de Integridade e ética, deve ser construído para atender às necessidades da empresa, observando suas características e riscos da área de negócio. A empresa terá como objetivo, desenvolver programas com foco no respeito e no desenvolvimento humano aonde não somente o lucro será o valor maior, mas também a participação cooperativa da organização como um todo. E importante promover e desenvolver o comportamento dos profissionais que atuam na empresa para um caminho que os leve a uma postura ética, isso acrescentará valor a organização e ajudará na implantação do proprama.

Sabemos que em toda mudança existe resistência, seja no âmbito pessoal ou profissional. A maior dificuldade de implementar um programa e a mudança e o medo do que pode acontecer. Para executar uma transformação cultural, a VBN vai precisar criar uma organização de aprendizado, onde as pessoas serão ouvidas, respeitadas e a empresa precisa propor novas medidas básicas de proteção dos direitos individuais e coletividade. Será necessário abandonar algum procedimento rígidos e princípios que defendem e protegem o status de algumas pessoas e hábitos coorporativos inequados a realizadae do programa.  

A nova cultura deve reconhecer os resultados atingidos no processo de transformação, mostrando aos envolvidos a importância de cada um. No âmbito externo, a VBN vai precisar estar com a cultura da empresa alinhada com seus colaboradores, publico intreno, para ajudar na resistência que poderá ocorrer.

A organização precisa ter clareza no que será implantado, tanto quando se fala nos diretos invidiais quanto coletivos. Na definição e necessário está explicito os motivos da criação da cultura e qual o seu objetivo. A adaptação interna e externa serve para tornar o time mais unido, mais forte em conjunto do que separado, serve também para fortalecer a integração entre seus membros para que grupo se torne mais adaptado ao outro grupo.

O projeto precisar ser claro quanto a adotar posturas ligadas à ética e a qualidade da relação empresas x sociedade.

A responsabilidade social corporativa e um elemento importante para o desenvolvimento dos negócios e para estabelecer relações positivas das empresas com as assim chamadas partes interessadas stakeholders e a sociedade.

A preocupação em ser transparente em todos o processo e porque existem   algumas coisas que acontecem nas empresas, como assédio moral considerado uma conduta abusiva, que pode ser vista em palavras, gestos, atos que pode trazer dano a personalidade, dignidade, integridade física ou psiquiátrica de uma pessoa. A falta de sigilo nas informações que são confiadas a alguns cargos dentro da organização, ou informações contratuais com os clientes internos ou externos.

Os stakeholders e a sociedade precisam garantir que dentro da organização existe ética nas regras, padrões e princípios morais.

Os impactos das ações antiéticas dentro da organização, podem ser fatais. A empresa perde valor e credibilidade no mercado e na sociedade, e os stakeholders, além de estar envolvidos no problema, mesmo que seja indiretamente, por fazer parte da empresa, perde dinheiro e credibilidade como invertidores ou sócios da empresa.  

O sucesso do negócio depende das relações de confiança e credibilidade que a empresa constrói junto dos colaboradores, parceiros de negócio, acionistas e comunidade. A solução da VBN em fazer um programa de integridade e ética consistentes nos compromissos de transmitindo honestidade e integridade para alcançar os objetivos corporativos e sócias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (339 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com