TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Ambiente De Negócios

Artigos Científicos: PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Ambiente De Negócios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Norte do Paraná

Bacharel em Ciências Contábeis

AISLAN DA SILVA NUNES

PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Ambiente de negócios

Cornélio Procópio – Paraná

2014

AISLAN DA SILVA NUNES

PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Ambiente de negócios

Trabalho de produção textual interdisciplinar desenvolvido individualmente apresentado ao curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) de Cornélio Procópio, como requisito de conceito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

.

Cornélio Procópio – Paraná

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. MUDANÇAS NAS POLÍTICAS E NA ECONOMIA 4

2. MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MICROECONOMICAS 5

a. Medidas Microeconomicas 5

b. Medidas Microeconômicas 6

3. CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA 6

4. INSTABILIDADE ADMINISTRATIVA X CAUSA MORTIS DAS EMPRESAS 7

REFERENCIAS 8

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa visa apresentar um sucinto esclarecimento sobre as mudanças políticas e econômicas e suas implicações em entidades com fins lucrativos, bem como apresentar e relacionar os conceitos econômicos sobre a macroeconomia e microeconomia, tendo como discussões as influências que a microeconomia exerce sobre o mundo dos negócios e seus benefícios socioeconômicos e por fim apresentar uma breve explanação sobre o planejamento tributário brasileiro. Esta pesquisa é de cunho teórico e fundamentado por uma pesquisa bibliográfica. E para fins didáticos está dividido em quatro sessões dos qual um deles é subdivido em dois tópicos.

1. MUDANÇAS NAS POLÍTICAS E NA ECONOMIA

As alterações provenientes das políticas e da economia brasileira, e o cenário apresentado em longo prazo construídos por meio da avaliação das reformas e funcionamento de instituições que interferem diretamente no produto potencial que são resultantes das aplicações de poupança, do investimento e da produtividade total dos fatores.

Atualmente, uma série de combinações macroeconômicas foi favorável no campo institucional e doméstico cujo resultado apresentado terão implicações relevantes para o futuro da economia nacional.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (2008, p.27):

A sociedade brasileira testemunhou nos últimos 20 anos um processo gradual e contínuo de fortalecimento e consolidação institucional. Na década de 90, ocorreu uma série de avanços na agenda macroeconômica e microeconômica doméstica. Neste período, o País firmou as bases de um estado democrático, com eleições livres, uma mídia sem censura e um Congresso em funcionamento contínuo.

. Neste cenário apresentado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, destacam-se uma ampla abertura comercial, integrando a economia brasileira ao comércio internacional e aos fluxos de capitais; o fomento à privatização; a eliminação do processo de hiperinflação; e a construção de um novo ambiente econômico e institucional no qual os sinais do mercado se tornam mais importantes que a intervenção do estado.

2. MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MICROECONOMICAS

Podemos dividir o estudo de ciências econômico em dois grandes grupos que são a macroeconomia e as microeconomias. Detalharemos suas funções nos próximos capítulos, mas em sínteses a microeconomia é responsável pelo estudo do comportamento das unidades de consumo enquanto indivíduos e/ou família, ao estudo da produção de preços dos bens diversos, serviços e fatores produtivos.

Por outro lado a macroeconomia é responsável pelo estudo do sistema econômico como um todo, como a produção ou produto total de uma economia, o nível de emprego e poupança, o investimento, o consumo, o nível geral dos preços. Seus principais objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso.

a. Medidas Microeconômicas

Segundo Vasconcellos (2011), “A Microeconomia ou Teoria de Preços, é a parte da Teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam”.

Nas palavras de Malassise; Salvalagio (2014 p. 105):

A microeconomia trata do estudo de mercados individuais, verificando como se comportam os consumidores e os produtos nesse mercado, como se dá a formação de preços dos produtos, analisando, portanto, as ações individuais dos agentes econômicos.

Em outras palavras a Microeconomia tem como principal foco o estudo com análises parcial, com as unidades consumidoras . Sendo, portanto a microeconomia responsável por avaliar a formação de preços nos mercados. Estes preços por sua vez se formam com base em dois mercados:

• Mercado de bens e serviços;

• Mercado dos serviços dos fatores de produção;

Para o mundo dos negócios, podemos citar como influência que a microeconomia está relacionada com as teorias do consumidor, cujo foco é o estudo do seu comportamento, suas preferências, restrições, escolhas e demanda do mercado. Com estes estudos a teoria do consumidor resulta na curva de demanda que é possível analisar de forma gráfica como os consumidores tomam suas decisões de compra e como eles enfrentam os conflitos de escolha, também chamado de trade-off.

Além da teoria do consumidor podemos citar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com