TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria, energia, transformações e substâncias

Seminário: Matéria, energia, transformações e substâncias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Seminário  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Aula-tema: matéria, energia, transformações e substâncias.

Essa atividade é importante para reconhecer a importância da indústria química de alumínio, no Brasil, bem como, seus principais produtos e formas de obtenção; compreender o diferença entre substância simples e composta.

Passo 1

Acessar as informações sobre o alumínio.

• Introdução ao alumínio.

• Obtenção do alumínio primário.

Passo 2

Observar a imagem abaixo:

Figura 1: Fluxo de Produção do Alumínio

Passo 3

Identificar quais são as principais características físico-químico do alumino. Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.

A característica de ser infinitamente reciclado sem perder suas propriedades físico químicas, torna o alumínio um ótimo metal em que não poluem o meio ambiente. Há muitas propriedades mecânicas que o alumínio possui, como dureza, limite de resistência à tração, limite de escoamento, etc. com que faz que esse metal um material de fácil manipulação.

Passo 4

Escrever um texto justificativo sobre como o alumino é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para p dia a dia.

O alumínio é um dos minerais mais abundantes encontrados na crosta terrestre. O elemento alumínio é derivado do óxido de alumínio (Al2O3) e encontrado industrialmente na forma do minério “bauxita” e suas reservas são quase ilimitadas.

Basicamente a obtenção do alumínio a partir da bauxita efetua-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.

O alumínio tem um vasto número de propriedades, que faz com que esse metal tenha várias utilidades, tanto no nosso dia a dia quanto na indústria.

O alumínio tem um alto ponto de fusão e um baixo peso especifico, o que faz com que o alumínio seja um metal muito utilizado na construção de foguetes. O alumínio também tem uma alta resistência à corrosão, pois devido à uma fina camada de óxido formada quando o alumínio liquido é exposto à atmosfera, o que faz com que o alumínio seja utilizado na formação de latas para bebidas e alimentos em conserva.

Sua propriedade de realizar ligas metálicas faz com que o alumínio seja um ótimo metal utilizado na construção civil.

A característica de ser infinitamente reciclado sem perder suas propriedades físico químicas, torna o alumínio um ótimo metal em que não poluem o meio ambiente.

Há muitas propriedades mecânicas que o alumínio possui, como dureza, limite de resistência à tração, limite de escoamento, etc. com que faz que esse metal um material de fácil manipulação.

Finalizando, o alumínio é um ótimo material para se trabalhar devido as suas propriedades, tanto físico químicas, quanto mecânicas e químicas. Isso faz com que o alumínio seja um dos metais mais utilizados na indústria e no nosso cotidiano.

Etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com