TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maximização De Lucro

Dissertações: Maximização De Lucro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo apresentar a Maximização do Lucro nas empresas, desenvolvendo os diversos conceitos referentes a lucro, receita, custos e maximização do lucro.

Ainda objetiva analisar questões fundamentais relativos à maximização e suas várias repercussões, que estão sempre presentes em todos os lugares, ainda que em diferentes proporções.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA:

A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico, algumas situações estão presentes no nosso cotidiano, como financiamentos de casas e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo, a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo, a essa diferença damos o nome de juros.

MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO

A suposição de maximização de lucros é frequentemente utilizada em micro economia pelo fato de prever o comportamento empresarial de forma razoavelmente acurada, evitando complicações analíticas desnecessárias. No entanto, saber se as empresas buscam ou não a maximização de lucros é um tema controverso. Isso significa que as empresas irão produzir uma quantidade que maximize a diferença entre receita total e custo total.

LUCRO

Numa economia de livre iniciativa e de livre concorrência, o lucro é a parcela excedente das receitas, depois de subtraídos os custos. É o lucro que remunera o capital investido num empreendimento. Sem ele não existem empresas ou negócios.

Simples de entender, mas não tão simples de calcular ou decidir seu destino, para que o capital investido possa ser remunerado e os negócios sejam continuados.

Existem dezenas de conceitos diferentes de lucro, todos corretos e válidos, conforme a ótica observada e a finalidade desejada.

Função Lucro

A função lucro diz respeito ao lucro líquido das empresas, lucro oriundo da subtração entre a função receita e a função custo.

RECEITA

Receita é a entrada monetária que ocorre em uma Entidade (Contabilidade) ou patrimônio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a Receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento). Classificam-se em operacionais e não operacionais.

Função Receita:

A função receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto.

RECEITA BRUTA

É decorrente das atividades-fim da organização, isto é, das atividades para as quais a empresa foi constituída, o “faturamento” da empresa. Entretanto, para fins tributários, no Brasil, a Receita Bruta tem diferentes composições. Como exemplo, considera-se receita bruta, para fins de aplicação do Simples Nacional, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia (comissões recebidas), não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos. (§ 1º do artigo 3º, Lei Geral) Assim, temos:

• Para fins de enquadramento como Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, deve ser considerada a receita bruta em cada ano-calendário.

• Para fins de determinação da alíquota, deve-se considerar a receita bruta total acumulada nos 12 meses anteriores ao do período de apuração

2.1.2 RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS E SERVIÇOS

Receita líquida de vendas e serviços é a receita bruta diminuída:

a) das devoluções e vendas canceladas;

b) dos descontos concedidos incondicionalmente;

c) dos impostos e contribuições incidentes sobre vendas.

CUSTOS:

Quantia que a empresa paga pela venda de sua produção e pela compra de insumos usados na produção, ou seja, a empresa gasta para adquirir insumos (farinha, açúcar, trabalhadores, etc).

São medidas monetárias resultantes da aplicação de bens e serviços na produção de outros bens e serviços durante o processo de fabricação.

Observa-se que o custo está ligado diretamente ao processo produtivo, sendo que qualquer gasto não relacionado à produção não é considerado custo. Custo e despesa distinguem-se pela sua natureza, e forma como será colocado o recurso e a finalidade proposta. Custos Diretos: são os custos suscetíveis de serem identificados com os bens ou serviços resultantes, ou seja, têm parcelas definidas apropriadas a cada unidade ou lote produzidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com