TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Dos Fluidos

Ensaios: Mecanica Dos Fluidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do vídeo Gerdal

1-Processo de Produção de Aço

Composição química do aço

Fe + 0 a 2 % de Carbono = Aço

Outros elementos químicos são utilizados para obter propriedades adequadas ao uso do aço.

2-Etapas de produção do aço com dois tipos de (Usinas siderúrgicas).

Usinas integradas

Etapas

Redução - Refino - conformação mecânica

Existem dois processos diferentes de redução alto-forno que produz o ferro-gusa e redução direta que produz ferro-esponja.

A produção é feita com minério de ferro que é encontrado na natureza em forma de rochas, o minério é levado ao forno em forma granulada aquecido com carvão vegetal a mais de 1400°C é adicionado calcário que é o responsável pela captura das impurezas do minério, após a passagem pelo alto forno o ferro fica em forma liquida e é chamado de ferro gusa.

O ferro gusa vai para o conversor (refino secundário) é obtido pela injeção de oxigênio no ferro gusa ainda em sua fase liquida e será transformado em aço.

Para obter o ferro esponja é feita a redução direta do minério de ferro em um reator com monóxido de carbono e hidrogênio onde acontece a reação química em uma temperatura de 950°C.

3-Usinas Semi-integradas

Etapas

Refino e conformação mecânica

O aço é produzido a através de sucata, ferro-gusa ou ferro-esponja, a produção inicia com a seleção da sucata em seguida é levada ao cestão junto com a cal, ferro-gusa e ferro esponja. O cestão despeja todo o material no forno onde ocorre a fusão

e injeção de oxigênio em um temperatura 1700°C, o aço ainda em fase liquida é passado para a panela de refino secundário onde são adicionados ligas metálicas para ajusta a temperatura e composição química. Após o refino secundário o aço ainda em forma liquida passa em moldes de resfriamento até o solidificar em seguida são cortados em forma de tarugos formando dimensões adequadas para o processo de laminação.

4-Laminação

É um processo continuo de conformação mecânica as gaiolas faz todo trabalho mecânico dando o acabamento final ao aço deixando em forma de barra ou rolo.

o que diferencia na produção Semi-integrada e integrada é a matéria prima utilizada.

Impurezas

Calcário que é o responsável pela captura das impurezas do minério.

Efeito no produto final (trabalho mecânico) Processo de laminação

As gaiolas de desbaste, intermediárias e acabador são as máquinas que fazem o trabalho mecânico dando acabamento final ao aço em forma de barra ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com