TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Dos Fluidos

Casos: Mecanica Dos Fluidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução, Definição e Propriedades dos Fluídos

1.1 – Introdução

Mecânica dos fluídos: é ciência que estuda o comportamento dos fluídos, assim como as leis que regem esse comportamento.

Aplicações da mecânica dos fluídos:

1.2 – Conceitos fundamentais e definição de fluído.

Definição 1 elementar: será feita de um sólido com um líquido por comparação.

Fluído é uma substância que não tem forma própria, assume o formato do recipiente.

Conclusão: Os fluídos são os líquidos e os gases, esses ocupam todo o volume interno do recipiente e os líquidos as vezes tem até superfície livre.

Definição 2: será feita através da comparação de comportamento entre os sólidos e os líquidos através de uma prática por observação prática denominada (Experiência das duas placas)

1 – Sólido

Conclusão 1: Um sólido, solicitado por uma força tangencial constante, deforma-se angularmente, mas atinge uma nova configuração de equilíbrio estático, ocorre uma deformação limitada

2 – Líquido:

Principio da aderência: Os pontos de um fluído, em contato com uma superfície sólida aderem aos pontos da mesma com as quais estão em contato, assume a velocidade da superfície

O volume de liquido entre as placas, sob ação de uma força Ft deforma-se continuamente, não alcançando uma nova condição de equilíbrio estático, supondo as placas de comprimento infinito.

Conclusão final : Fluído é uma substância que se deforma continuamente, quando submetida a uma força tangencial constante qualquer ou, em outras palavras fluído é uma substância que submetida a uma força tangencial constante não atinge uma configuração de equilíbrio estático.

1.3 Tensão de cisalhamento – Lei de Newton da Viscosidade

Tensão de cisalhamento média é o quociente entre o módulo da componente tangencial da força e a área sobre a qual está aplicada.

Unidades: Sistema MK*S (técnico) Kgf/m2;

Sistema CGS – Dina/cm2;

Sistema SI – N/m2

Como surgem as tensões de cisalhamento:

Os fluídos que obedecem a essa lei são chamados de fluidos newtonianos,que são a grande maioria dos fluidos por ex: água , óleo, ar etc

1.4 – Viscosidade absoluta ou dinâmica

A lei de Newton da viscosidade impõe uma proporcionalidade entre a tensão de cisalhamento e o gradiante de velocidade. Tal fato leva tal coeficiente será indicado por µ denominado por viscosidade dinâmica ou absoluta

Conclusão: A viscosidade é a propriedade que indica a maior ou a menor dificuldade do fluido escoar sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com