TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanoterapia

Tese: Mecanoterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Tese  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

A mecanoterapia é um conjunto de técnicas que evolve aparelhos para fins terapêuticos, o objetivo é a aquisição de movimento e função livres de sintomas. A função do fisioterapeuta é ajudar o paciente a retomar as suas atividades normais incluindo reeducação de movimento, correção postural, recuperação de contusão, traumas e aliviar dores provocadas de tensão do dia-a-dia. A fisioterapia ativa é a mais usada para recuperação de força muscular e capacidades funcionais.

Mecanoterapia

O setor de mecanoterapia é composto por aparelhos de musculação adaptados. O Bug Roller (cicloergometria de membros superiores e inferiores), onde é realizado um trabalho de resistência muscular e/ou fortalecimento muscular, com supervisão do fisioterapeuta.

Objetiva-se força, potência e resistência muscular (importante para tornar o paciente mais independente nas AVDs (Atividades da Vida Diária).

O tempo e a carga (peso) em cada aparelho é definido após um teste (carga máxima), respeitando a faixa etária, as capacidade e as necessidades de cada indivíduo, proporcionando um condicionamento físico adequado.

A Mecanoterapia é uma atividade cujos exercícios são executados de forma ativo-resistida com aplicação de forças externas mecânicas, ou seja, com a utilização de polias, halteres, molas, elásticos, etc, que busca desenvolver, restaurar e promover a manutenção da força muscular, melhorar a mobilidade articular,

flexibilidade e coordenação.

Pode ainda ser utilizada durante a reabilitação como forma de ganho de massa e potência muscular, quando diminuídas pelo afastamento do paciente das atividades devido à lesão.

Algumas das aplicações dos exercícios resistidos na fisioterapia terapêutica e em reabilitação vem tendo a sua popularidade crescendo vertiginosamente também entre os não-atletas.

Os exercícios resistidos são os mais eficientes para aumentar a capacidade contrátil e o volume músculo-esquelético, sendo realizadas contra-resistências graduáveis no sistema de séries e repetições. As cargas e amplitudes podem ser facilmente adaptadas às condições físicas de cada paciente para níveis

indolores e confortáveis.

A ausência de dor durante a atividade permite o ganho de força muscular e conseqüente aumento da estabilidade articular.

Para ganhar força muscular, é necessário sobrecarregar o músculo ao nível superior àquele a que é normalmente submetido, o que vai deixá-lo cada vez mais resistente e forte. É importante que o paciente que apresente déficit de força e resistência muscular seja submetido a maiores sobrecargas durante as atividades para suprir sua necessidade particular, melhorando e acelerando o processo de reabilitação durante o tratamento fisioterápico.

Avaliação do Paciente e Metas de Tratamento

Após uma avaliação abrangente do paciente e da identificação de comprometimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com