TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica Aplicada

Trabalho Escolar: Mecânica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCÍPIO DA TRANSMISSÃO MANUAL

A transmissão se comunica com às rodas através da potência do motor transformada em energia mecânica. Em um automóvel convencional, com motor dianteiro, a transmissão tem inicio no volante do motor e prolonga-se através da embreagem, da caixa de câmbio onde se dá os devidos torques necessários para sua velocidade dependendo do momento, necessidade, terreno, velocidade,etc. através do eixo de transmissão e já nos carros com tração nas traseiras os mesmos apresentam um diferencial até as rodas de trás, onde a peça é responsável por levar toda a força exercida pela combustão do motor para as rodas a fim que o carro tenha movimento.

Os automóveis com motor à frente e com tração dianteira ou com o motor atrás e tração nas rodas de traseiras dispensam o eixo transmissão sendo, neste caso, o movimento transmitido por meio de eixos curtos.

A embreagem, que se situa entre o volante do motor e a caixa de cambio, permite desligar a energia motriz da parte da parte restante da transmissão para libertar esta do torque quando as mudanças são engrenadas ou mudadas.

Abaixo temos uma imagem exemplificando o princípio de funcionamento da transmissão manual de um veículo automotivo.

CAIXA DE CÂMBIO

A função da caixa de cambio em um automóvel é que quando o mesmo se movimenta ou sobe em uma encosta, necessita de um torque superior àquele de que precisa quando se desloca a uma velocidade constante numa superfície plana. A caixa de câmbio permite ao motor fornecer às rodas a força motriz apropriada a todas as condições de locomoção, assim, quanto maior for o número de rotações ao virabrequim em relação ao número de rotações das rodas, maior será a força motriz transmitida às rodas, verificando-se, ao mesmo tempo, uma proporcional redução da velocidade do automóvel. Várias engrenagens são utilizadas para permitir uma ampla gama de desmultiplicações, ou reduções.

A transmissão final, ou conjunto do eixo traseiro inclui um mecanismo – o diferencial – que permite às rodas girarem a diferentes velocidades. A energia mecânica é finalmente transmitida às rodas motrizes por meio de um semieixo existente em cada um dos lados do diferencial.

A imagem abaixo mostra o princípio de funcionamento da caixa de câmbio, onde a mesma está ligada ao disco de embreagem, peça fundamental para realizar a troca de marcha (quando as engrenagem são deslocada na superfície plana) para se obter a velocidade ou força necessária naquele momento. No eixo primário estão as engrenagem motoras e geralmente correm livres em cima deste eixo onde isto se ocorre quando a marcha está em ponto morto. Através do mecanismo de alavanca ( em transmissões manuais) e trambulador o motorista aciona o acoplamento de uma das marchas, geralmente começando da primeira. A engrenagem selecionada trava-se no eixo primário.

Uma vez travada, a engrenagem transmite toda a força e velocidade à engrenagem do eixo secundário, das engrenagens movidas. O eixo secundário passa a rotação e força pelo diferencial que distribui aos semi-eixos e por fim as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com