TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação Comunitaria E Teoria Da Comunicação De Habermas

Artigos Científicos: Mediação Comunitaria E Teoria Da Comunicação De Habermas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

A influência de uma cultura competitiva se faz presente em nossa sociedade, devido algumas transformações de ordem econômica, social, política e cultural que vêm, fortemente sendo impregnada em nosso meio pelas grandes desigualdades existentes. Muitas pessoas tornam-se individualistas com o intuito de resguardar seus direitos e garantir o mínimo para sua sobrevivência, esquecendo que, na maioria das vezes, são seres sociais e racionais que necessitam da comunicação para resolverem seus conflitos.

Desta forma, ao surgirem às adversidades, tentam solucionar os seus dilemas por meio de um terceiro, sendo este, na maioria das vezes, um juiz que intervém de forma legalista para solucionar esses litígios. Vale ressaltar que, às referidas lides poderiam ser solucionadas por um meio mais eficaz e célere para as partes, atribuindo-lhes a responsabilidade de decisão nas controvérsias que foram colocadas em questão. Pois se percebe que nas pessoas que procuram o Poder Judiciário há uma escassa prática do diálogo para a administração dos conflitos do cotidiano. Podendo ser observado que, alguns conflitos que adentram ao judiciário, são demandas que poderiam ser solucionadas pelas partes de forma consensual.

Neste contexto, a mediação comunitária vem proporcionar à população uma construção de meios indispensáveis para a busca de uma maior acessibilidade à justiça, facilitando as possibilidades de resoluções de conflitos, demonstrando que, no âmbito social, é possível promover a cidadania e fortalecer os laços solidários existentes numa comunidade por meio do diálogo.

Tendo nessa perspectiva, fazer uma análise da teoria da Ação Comunicativa de Habermas, através da relação existente do diálogo desenvolvido na mediação comunitária e a intersubjetividade discursiva adotada pela comunicação, como elemento integrador dos valores axiológicos de cada envolvido, com o intuito de descrever as técnicas necessárias para um meio adequado de resolução de conflitos. Verificando os benefícios da Mediação Comunitária nos aspectos processuais e sociais das lides que foram demandadas, fazendo com que sirva como um mecanismo consensual de administração de disputas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com