TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Antroposofica

Monografias: Medicina Antroposofica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

A medicina antroposófica é uma abordagem complementar a medicina que integra as teorias e práticas de medicina moderna com os tratamentos homeopáticos, terapias físicas, arte terapia e aconselhamento. A abordagem médica tem o seu fundamento em um entendimento espiritual-científico do ser humano que considera bem-estar e doença como eventos ligados ao corpo humano, mente e espírito do indivíduo. São diversos os pontos que caracterizam e distingue a abordagem dos problemas de saúde por parte da Medicina Antroposófica. Tudo tem início com uma visão aumentada do ser humano. Quando diante de uma patologia, o médico antroposófico, além de levar em consideração o quadro clínico do paciente, que envolve a sintomatologia, dados obtidos na anamnese e no exame físico, os resultados de exames laboratoriais e de imagem, também investiga como está a vitalidade do paciente, o seu estado emocional e como o mesmo tem levado a sua vida através dos anos. Deste modo, o diagnóstico convencional passa a ser mais profundo e individualizado.

Sendo assim, pode-se dizer que a Medicina Antroposófica é uma ampliação da Medicina Acadêmica, na qual cada médico procura enriquecer sua prática, buscando uma atuação mais viva e integrada para atender o homem em suas distintas dimensões.

É uma pratica exclusivamente médica, enriquecida pelo trabalho conjunto, interdisciplinar com outros profissionais, tais como massagistas rítmicos, terapeutas artísticos, euritmistas e psicólogos.

O tema central deste método é a autodeterminação, autonomia e dignidade dos doentes fazendo com que, se ele acreditar em si mesmo, a cura acontecerá mais rapidamente. Em todo mundo, oitenta países já praticam a medicina antroposófica. O Sistema médico antroposófico foi fundado em 1920, pela Dra. Wegman, a partir dos impulsos dados pelo cientista e filosofo Rudolf Steiner.

No Brasil, a prática foi introduzida há 60 anos e possui uma pequena representividade no SUS. Atualmente no Brasil, contamos com vários profissionais com mestrado e doutorado, indicando a permanente ligação com a medicina acadêmica. Além de clínicos e pediatras que ampliam sua prática com conhecimentos da medicina antroposófica , há também outras especialidades ginecologia, reumatologia, cardiologia, pneumologia, psiquiatria, oncologia, sendo todos em busca de uma renovação de sua prática médica, para a melhoria da qualidade dos tratamentos oferecidos.

Hoje, contamos com aproximadamente 300 médicos certificados pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA), distribuídos por todo Brasil, desde o Nordeste até o Sul, com pleno domínio sobre os conhecimentos e práticas na Medicina Antroposófica. Em Belo Horizonte, ela está inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo praticada em postos de saúde da rede pública, bem como no Ambulatório Didático da ABMA Regional de Minas Gerais. Em São Paulo, ela está presente em algumas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), no Ambulatório Social da Associação Comunitária Monte Azul e no Ambulatório Didático e Social da ABMA. Também em Florianópolis, o Ambulatório Didático e Social oferece atendimento a população carente.

A Medicina Antroposófica surgiu na Europa no início do século XX, baseada na imagem do homem trazida pela Antroposofia ou Ciência Espiritual do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 - 1925). A pioneira desse trabalho foi a médica Ita Wegman (1874 - 1943), que a partir de diálogos com Rudolf Steiner, desenvolveu as bases de uma nova arte médica, indicando medicamentos e terapias para diversas doenças. Atualmente a Medicina Antroposófica está presente em mais de quarenta países, nos cinco continentes. O órgão mundial responsável pela sua regulamentação é a Seção Médica do Goetheanum ao qual a ABMA é filiada.

Muitas outras áreas práticas do conhecimento humano foram influenciadas pela Antroposofia, como é o caso da Pedagogia Waldorf, da Agricultura Biodinâmica, da Arquitetura de inspiração Antroposófica, da Farmácia, da Pedagogia Curativa e também da Economia e Gestão Empresarial.

A proposta da medicina antroposófica é abordar todos os problemas de saúde, ainda que seja formada apenas como terapia complementar, aliada a outros métodos terapêuticos. Como ampliação da medicina acadêmica, a Medicina Antroposófica oferece uma proposta de abordagem para todos os problemas de saúde, ainda que seja tomada apenas como terapia complementar, aliada a outros métodos terapêuticos. Na verdade, não é preciso estar doente para procurar um médico antroposófico. Ele fornece orientações e medicamentos que também auxiliam na prevenção de muitas doenças. Elaine Marasca, presidente da ABMA afirma: “A gente não trata a doença, mas sim o doente”. “A doença é entendida como um desvio da condição humana que pode estar em desarmonia.”

“Todos podem se beneficiar com essa terapia, incluídos os casos em que já não se pode falar em prevenção, pois cada organismo guarda em si mecanismos de resgate da saúde, que podem ser recrutados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com