TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Tradicional Chinesa

Exames: Medicina Tradicional Chinesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Os medico chineses acreditam que a saúde não é só a ausência de doença, mas sim o equilíbrio harmônico do ser humano como um todo creem que a saúde pode ser alcançada e mantida através de atividades físicas, alimentação correta, uso de ervas medicinais e pela acupuntura, este sistema é conhecido atualmente por Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Diferente da medicina ocidental que tende a tratar apenas o sintoma especificadamente, enquanto isso a MTC procura concentrar-se em trazer o sistema de volta a harmonia, fortalecendo os mecanismos de defesas naturais do paciente e permitindo assim que o corpo cure a si próprio.

A MTC ensina que temos um “corpo de energia”, chamada de Chi ou Ki que é a energia vital do ser humano, esta por sua vez flui através de caminhos chamados de meridianos. Qualquer bloqueio ou interrupção nestes meridianos causa a doença, a energia vital pode se desequilibrar de varias formas, quando existe muita ou pouca circulação de Chi o corpo todo é afetado podendo entrar num estado de hiperatividade ou letargia, existe mais de 2000 pontos ao longo dos meridianos na superfície de todo o corpo, a acupuntura por sua vez veem auxiliar no regulamento e equilíbrio do fluxo do Chi através do sistema dos meridianos. A causa das doenças podem ser divididas em três causas, Interna que é a parte emocional do individuo que sobre uma desestruturação e assim o desequilíbrio sendo a emocional muito mais determinante pois é a emoção que sustenta o individuo, externa que é a interferência climática ou alimentar, e a mista onde a junção das anteriores.

A MTC ensina que cinco elementos que regulam a manifestação do Chi, são eles: fogo, água, terra, madeira e o metal. Cada um destes elementos representa um clima e uma emoção, e através do entendimento dos cinco elementos é que podemos fazer um diagnostico para aplicação da acupuntura, seja ela sistêmica, agulhas no corpo através dos pontos dos meridianos e ou auricular que são aplicações na orelha podendo ser utilizado agulhas, esferas e ou sementes normalmente usada semente de mostarda.

Os cinco elementos são vistos e tratados em junção, cada um complementa o outro, podemos fazer a comparação dos cinco elementos com a natureza;

Nosso corpo é como uma floresta, para que esta sempre esteja viçosa é necessário que tudo esteja em perfeita harmonia, madeira produz o fogo que o combustível, o fogo produz a terra através das cinzas, a terra produz o metal como minério, o metal produz água através do seu derretimento, a água produz a madeira através da alimentação e a madeira produz por sua vez volta a produzir o fogo.

A acupuntura também esta sendo muito utilizada por psicólogos no tratamento das emoções, e também por esteticistas através da acupuntura estética fácil.

Cinco elementos:

Pontos de acupuntura Auricular:

Pontos de acupuntura Sistêmica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com