TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Volume Temperatura E Densidade

Monografias: Medidas De Volume Temperatura E Densidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  2.146 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Este relatório trata de medidas de volume, temperatura e densidade. Essas medidas são essenciais em experiências de laboratório de química, como em outras experiências de ciências quantitativas, uma vez que essas são utilizadas em diversos cálculos.

Em cálculos de química, muitas vezes, é necessário saber a massa de determinado material. A massa é a quantidade de matéria que um corpo possui. Outras medidas importantes que também foram realizadas nesse experimento são: de volume-medida que quantifica o espaço ocupado por determinado matéria ou a sua capacidade de comportar alguma substância; de temperatura-que expressa o estado de agitação térmica de um corpo ou substância e de densidade, que nada mais é do que a razão entre a massa de um material pelo volume por ele ocupado.

Assim, a partir de um determinado material ou substância, é possível fazer medições diretas(com instrumentos de precisão) e cálculos de maneira indireta (por meio de contas e fórmulas) que fornecem sua massa, volume, temperatura e densidade. Neste relatório, as medidas e os cálculos efetuados foram feitos para duas substâncias: água e álcool. As medições foram feitas com o auxílio de aparelhos e de vidrarias de uso extremamente importante no laboratório, como por exemplo, a balança analítica, o termômetro, o béquer etc. Com os cálculos efetuados, foi possível de se fazer também a calibração das vidrarias e, por fim, organizar e analisar dados, calculando também o desvio padrão dos valores obtidos.

Os valores obtidos foram comparados com os valores tabelados, como por exemplo, a densidade da água, assim foi possível de observar se as medições realizadas no laboratório foram satisfatórias, aproximando-se dos valores tabelados.

2 OBJETIVOS

o seguinte experimento tem por finalidade medir a densidade da água destilada e do etanol a partir da utilização de uma balança analítica, de um termômetro e de vidrarias volumétricas, bem como calcular o desvio padrão dos valores obtidos e a fazer a calibração das vidrarias.

3 METODOLOGIA

3.1 MATERIAIS UTILIZADOS

• Termômetro;

• béquer de 50 mL;

• Balança analítica;

• Pipeta volumétrica de 25 mL;

• Picnômetro de 50 mL;

• Água destilada;

• Etanol;

• Papel toalha.

*Vide apêndic

3.2 REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO

Primeiramente os materiais foram conferidos junto com o professor. Logo depois as instruções foram dadas para que se começasse o experimento. Antes das medições serem efetuadas, primeiro foi necessário fazer a manutenção do picnômetro de 50 ml (material que foi utilizado para a medição do volume): a vidraria foi limpa com o papel toalha e logo depois sua massa foi medida juntamente com o termômetro dentro deste na balança analítica. Depois, colou-se água no picnômetro até seu limite máximo e, em seguida, esse foi tampado e enxugado. Assim, pesou-se o picnômetro mais uma vez, considerando agora também a massa da água, portanto, uma nova massa foi obtida e também se mediu a temperatura da água.

A partir desses dados inicias foi possível de se calcular a densidade da água subtraindo a massa do picnômetro mais água da massa somente do picnômetro, encontrando assim a massa de água. Depois, através da fórmula: d=m.v, a densidade da água foi calculada, sabendo que o volume do picnômetro era de 50 ml. O mesmo foi feito com o álcool.

Mas, na hora de comparar os resultados encontrados com os valores tabelados, verificou-se que a densidade da água encontrada não estava tão próxima do valor da densidade tabelada. Isso porque o volume do picnômetro (50 ml) não estava correto. Sendo assim, foi preciso calcular um novo volume para corrigir esse erro, usando a densidade da água=0,99705 g/ml (densidade tabelada). Dessa forma, mais 3 medições da massa do picnômetro mais água foram feitas, logo depois foi subtraído de cada uma das 3 medições a massa do picnômetro e, sem seguida, calculou-se a média das 3 massas de água. Agora com uma nova massa de água e com a densidade da água tabelada, foi possível calcular um novo volume de água. Por fim, a partir desse novo volume vezes outra nova massa de água qualquer, calculou-se a densidade da água mais uma vez. Para se calcular uma nova densidade para o álcool também foi usado o novo volume encontrado, diminuindo assim o erro da medição.

Depois desses valores obtidos, iniciou-se a calibração da pipeta volumétrica (25 ml), a partir da medição do volume de água destilada. Primeiro o béquer de 50 ml foi limpo e sua massa foi medida na balança analítica. Depois, utilizando o pipetador e o encaixando na extremidade da pipeta volumétrica de 25 ml, o ar foi tirado e foi pipetada água destilada até atingir o menisco, o qual indica o volume total. Em seguida, o volume obtido foi transferido para o béquer de 50 ml e, após a transferência, o béquer foi levado juntamente com água para a balança analítica, onde foi possível de se obter a massa total utilizada. Assim a massa de água foi obtida através da massa total menos a massa do béquer. Esse procedimento descrito a cima foi realizado mais duas vezes. Por fim, com três valores de massas foram obtidos três valores de volume através da equação: v=m/d, de forma que a densidade utilizada para o cálculo foi a tabelada.

4 RESULTADOS

1º Experimento:

Medidas de Temperatura

Usando-se um termômetro, foi determinada a temperatura da água destilada e do etanol:

Temperatura da água destilada: 22 ºC

Temperatura do etanol: 23 ºC

Densidade de Líquidos

Com o auxilio do picnômetro e da balança analítica, foram coletados os valores de massa da água e do etanol e utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com