TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Tendencia Central

Dissertações: Medidas De Tendencia Central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados. (Farias, Soares & César, 2003).

A palavra estatística tem origem na palavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado e significava, originalmente, uma coleção de informação de interesse para o estado sobre população e economia. Essas informações eram coletadas objetivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo.

No fim do século XVIII estatística foi definida como sendo "o estudo quantitativo de certos fenômenos sociais, destinados à informação dos homens de Estado", desde então esta definição tem agregado uma série de outras funções além, é claro, a de fornecer informações a nossos governantes.

Alguns acontecimentos podem ser destacados como fatos importantes na formação da estatística:

No mundo:

• Em 620 surgiu em Constantinopla o Primeiro Bureau de Estatística.

• No ano de 1654, Blaise Pascal e Pierre de Fermat estabelecem os princípios do cálculo de probabilidades.

• Somente em 1708, houve a criação do Primeiro Curso de Estatística, criado na Universidade de IENA, na Alemanha.

• A palavra estatística surge em 1752 pelo alemão Gottfried Achenwall que deriva da palavra latina STATU, que significa estado, pelo aproveitamento que os políticos e o estado tiravam dela.

Enquanto isso no Brasil:

• No ano de 1872, houve o primeiro senso geral da população brasileira feito por José Maria da Silva Paranhos, conhecido como Visconde do Rio Branco (1819-1880).

• Em 1936 temos a Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

• Em 1953 duas escolas iniciaram o Ensino de Estatística no Brasil: uma no Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Ciências Estatística (ENCE) e a outra conhecida como Escola de Estatística da Bahia.

• Só em 1972 que surge o Primeiro Computador Brasileiro, que ajudou a dar um grande salto na estatística. A inclusão da Estatística no Ensino Fundamental e Médio apareceu a partir da determinação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) em 1997.

A Estatística está presente na vida do homem desde a antiguidade, no entanto tem se mostrada cada vez mais próxima nos últimos tempos. Os conteúdos de estatística a cada dia estão mais presentes nas necessidades de conhecimento de cada indivíduo

CAPÍTULO 1

CONCEITOS GERAIS DE ESTATÍSTICA

1.1 Estatística aplicada

A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. A utilização de técnicas, destinadas à análise de situações complexas ou não, tem aumentado e faz parte do nosso cotidiano. Tome-se, por exemplo, as transmissões esportivas. Em um jogo de futebol, o número de escanteios, o número de faltas cometidas e o tempo de posse de bola são dados fornecidos ao telespectador e fazem com que a conclusão sobre qual time foi melhor em campo se torne objetiva (não que isso implique que tenha sido o vencedor...). O que tem levado a essa qualificação de nossas vidas no dia a dia?

Um fator importante é a popularização dos computadores. No passado, tratar uma grande massa de números era uma tarefa custosa e cansativa, que exigia horas de trabalho tedioso. Recentemente, no entanto, grandes quantidades de informações podem ser analisadas rapidamente com um computador pessoal e programas adequados. Desta forma o computador contribui, positivamente, na difusão e uso de métodos estatísticos. Por outro lado, o computador possibilita uma automação que pode levar um indivíduo sem preparo específico a utilizar técnicas inadequadas para resolver um dado problema. Assim, é necessária a compreensão dos conceitos básicos da Estatística, bem como as suposições necessárias para o seu uso de forma criteriosa.

A grosso modo podemos dividir a Estatística em três áreas:

1. Estatística Descritiva

2. Probabilidade

3. Inferência Estatística

1.1.1 Estatística descritiva

A Estatística Descritiva pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a descrever e resumir dados, a fim de que possamos tirar conclusões a respeito de características de interesse. Em geral utilizamos a Estatística Descritiva na etapa inicial da análise quando tomamos contato com os dados pela primeira vez. Objetivando tirar conclusões de modo informal e direto, a maneira mais simples seria a observação dos valores colhidos. Entretanto ao depararmos com uma grande massa de dados percebemos, imediatamente, que a tarefa pode não ser simples. Para tentar retirar dos dados informações a respeito do fenômeno sob estudo, é preciso aplicar algumas técnicas que nos permitam simplificar a informação daquele particular conjunto de valores. A finalidade da Estatística Descritiva é tornar as coisas mais fáceis de entender, de relatar e discutir.

A média industrial Dow-Jones, a taxa de desemprego, o custo de vida, o índice pluviométrico, a quilometragem média por litro de combustível, as médias de estudantes são exemplos de dados tratados pela Estatística Descritiva.

1.1.2 Probabilidade

A Probabilidade pode ser pensada como a teoria matemática utilizada para estudar a incerteza oriunda de fenômenos que envolvem o acaso. Jogos de dados e de cartas, ou o lançamento de uma moeda para o ar enquadram-se na categoria do acaso. A maioria dos jogos esportivos também é influenciada pelo acaso até certo ponto. A decisão de um fabricante de cola de empreender uma grande campanha de propaganda visando a aumentar sua participação no mercado, a decisão de parar de imunizar pessoas com menos de vinte anos contra determinada doença,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com