TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Tendencia Central

Artigo: Medidas De Tendencia Central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 2

Medidas de Tendência Central

Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação é aparente, para que nos permita, por exemplo, comparar conjuntos diferentes de valores. • Pode ser dividida em três partes principais,a Moda que é o valor que aparece com mais frequência no conjunto de dados. Essa é a única medida de tendência central que pode ser usada com dados nominais, os quais tem atribuições de categoria puramente qualitativa.

• A Mediana que é o valor do meio que separa a metade maior da metade menor no conjunto de dados. A mediana e a moda são as únicas medidas de tendência central que podem ser usadas para nível de medição, onde valores recebem ranks relativos aos outros mas não são medidos absolutamente.

• E Média que é um conjunto de dados numéricos ao número que se obtém dividindo a soma dos valores de todos os dados pelo número de dados.

Medidas de de dispersão

As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.

Técnicas de Amostragem Probabilística

As técnicas de amostragem probabilística asseguram, com uma determinadamargem de erro, que estão representados na amostra (de forma proporcional à sua representação na população) todos os subgrupos relevantes que constituem a população alvo. Desta forma garante-se que os resultados obtidos com o estudo dos sujeitos da amostra podem ser generalizados, com uma determinada margem de erro, para a população alvo.

A amostragem probabilística refere-se a procedimentos que utilizam alguma forma de selecção aleatória dos seus membros.

Para se ter um método de selecção aleatória, é necessário definir umprocedimento que garanta que as diferentes unidades da população têm probabilidades iguais de serem escolhidas. Não é suficiente que a escolha dos membros da amostra seja aleatória. É igualmente determinante para que uma amostragem seja probabilística que todos os membros da população tenham a mesma probabilidade de serem escolhidos.

Os procedimentos de amostragem probabilística devem cumprir 4 critérios (Chochran, 1977, p. 9):

1. Deve ser possível definir o conjunto de amostras distintas que o procedimento é capaz de selecionar.

2. Cada amostra possível tem uma probabilidade conhecida de selecção.

3. As amostras são selecionadas por um processo aleatório no qual cada amostra tem a mesma probabilidade de ser selecionada.

4. O método para calcular a estimativa deve conduzir a uma estimativa única para qualquer amostra específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com