TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas Descritivas

Casos: Medidas Descritivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

5.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

São usadas para indicar um valor que tende a triplicar ou representar melhor um conjunto de numero, ou seja, é um tipo de medida escolhido que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado. Dentro destas medidas podemos citar algumas delas:

5.1.1 Média Aritmética

É o resultado da divisão da soma de todos os valores da amostra pela quantidade total de valores. Ou seja, a media aritmética de uma amostra é um numero que, levando em conta o total de elementos da amostra, pode representar a todos sem alterar a soma total desses elementos.

5.1.2 Moda

É o valor que ocorre com mais freqüência em determinada amostra. Caso os elementos do conjunto seja todos diferentes entre si neste caso não haverá moda. Ela é resultado de uma observação e, por essa razão, não se presta, diretamente, à análise matemática. Portanto o valor da moda chama atenção sempre quer estiver próximo ou igualar a mediana no qual reforçará a tendência central da apuração.

5.1.3 Mediana

É o valor da amostra, que quando o n é um numero impar ele é o valor central das observações. E quando o n é um numero par a mediana será calculada pelos dois números centrais divididos por 2.

5.2 MEDIDAS DE DISPERSÃO

É um conceito da matemática utilizado para um estudo descritivo de um conjunto de dados numéricos qualquer, que visa determinar a variabilidade dos dados em relação à medida de localização do centro da amostra em analise. Ela é utilizada em casos onde calcular a media aritmética simples não resolve a questão que estamos buscando resolver e é necessário saber calcular a variância.

5.3 TECNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILISTICA

A amostragem será probabilística quando cada componente da massa tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário a amostragem será não probabilística. A amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. A grande vantagem deste método é que os resultados obtidos na pesquisa podem ser projetados para a população total.

Existem vários tipos de amostragem no qual apresentaremos algumas delas a seguir:

5.3.1 Amostragem aleatória simples

É a maneira mais fácil para selecionarmos uma amostra probabilística de uma população. Ela é composta por elementos retirados ao acaso da população. Então todo elemento da população deve ser igual probabilidade de ser escolhido para a amostra.

5.3.2 Amostragem aleatória estratificada

Deve ser realizada quando uma sociedade for constituída por diferentes extratos. Muitas vezes uma população é composta por subpopulações bem definidas. A amostra estratificada deverá ser composta por elementos provenientes de todos os estratos.

5.3.3 Amostragem sistemática

Quando os elementos da população se representam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente, temos uma amostragem sistemática. A principal vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com