TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente E Sustentabilidade

Ensaios: Meio Ambiente E Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

Meio Ambiente e Sustentabilidade

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL ÙNICA

QUESTÃO 01 ( valor 1,5)

A partir da tríade destacada a seguir, escreva um texto(até 10 linhas) apresentando um “lado” bom e um “lado” ruim da sociedade de consumo:

Capitalismo é um sistema econômico que administra o mercado, determina a Lei da Oferta e da Demanda visando o acumulo de capital e possui características de propriedade privada. Sociedade de consumo é uma sociedade capitalista decorrente do industrialismo que se define pelo consumo excessivo de bens e serviços. Meio ambiente é um complexo químico, físico, social e biológico que se relacionam e propiciam consequências aos seres vivos da terra.

O capitalismo motiva o consumismo com a facilidade de crédito e a variedade de produtos e serviços disponíveis ao consumidor, causando o aquecimento do mercado econômico.

Por outro lado, não há desenvolvimento econômico sem degradação ao meio ambiente.

O modo de aquisição da matéria prima para produção de produtos a serem comercializados precisa ser reanalisado para que se adote novas políticas de reposição dos recursos naturais.

QUESTÃO 02 ( valor 1,5)

Observe a sequencia de figuras, batizada de “história em plaquinhas”, ela foi desenvolvida pela INVESTCO e colocada ao longo das rodovias, com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem de Tocantins, como parte das ações do Projeto Básico Ambiental de Fauna por ocasião da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado-TO.

Relacione a “história em plaquinhas” com o conceito de desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento sustentável é a forma utilizada pelo homem para usufruir do meio ambiente trazendo progresso à sociedade sem contudo, prejudicar o desenvolvimento futuro.

Por não respeitar a flora e a fauna, o homem acaba por destruir o habitat natural dos animais, fazendo com que saiam em busca de nova moradia.

Nesta busca por um novo espaço para viver, acabam por invadir o território humano e acabam sendo atacados, assassinados ou comercializados.

QUESTÃO 03 ( valor 1,0)

Parque Tecnológico valoriza meio ambiente

No imenso canteiro de obras que se transformou toda a Avenida Paralela, em Salvador, é possível avistar a construção do sistema viário do Parque Tecnológico da Bahia. Estas obras fazem parte da primeira etapa do empreendimento. Essa obra de grande impacto e intervenção urbanística está sendo erguido numa extensa área, cuja principal cobertura é ocupada por remanescentes da Mata Atlântica e abrangerá aproximadamente 500 mil metros quadrados. Talvez pela pressão que as questões relacionadas ao meio ambiente exerçam hoje em qualquer universo corporativo, a sustentabilidade ambiental se tornou a principal bandeira do Parque Tecnológico da Bahia.

(Fonte:A Tarde on line, 10/01/2009)

É certo que esse ambiente de Mata Atlântica foi impactado. Que medidas mitigadoras você recomendaria para manter o meio ambiente em equilíbrio?

Medida mitigadora tem a finalidade de diminuir os impactos ambientais causados pela instituição de empreendimentos.

Para este caso, as medidas cabíveis seriam: Condições estéticas e sanitárias, qualidade dos recursos naturais, construção de estacionamentos, sinalização de rua...

QUESTÃO 04 ( valor 1,0)

A Educação Ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimento, valores, habilidades para agir coletivamente em prol do desenvolvimento sustentável. Pensando no “mundo do trabalho”, como a Educação Ambiental está relacionada ao mercado de trabalho da área que você escolheu para atuar profissionalmente?

A Educação Ambiental esta estritamente relacionada ao mercado imobiliário porque, o profissional deve estar ciente dos impactos positivos e negativos que pode levar ao meio ambiente.

O estudo do solo, a capacidade de se manter no ambiente sem agredi-lo, como projetar um empreendimento, como priorizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com