TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade. Política Nacional do Meio Ambiente

Seminário: Sustentabilidade. Política Nacional do Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2013  •  Seminário  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa n.o 1

Aula-tema: Sustentabilidade

O nosso planeta vem passando por inúmeras transformações e reações que atingem diretamente nossas vidas; são geleiras que desapareceram provocando inundações, cidades sendo tomadas pela areia e se transformando em verdadeiros desertos, terremotos que abalam um pais inteiro e levam muitas vidas, furacões que destroem por onde passam, vulcões em erupção que levam pânico aos moradores de suas proximidades. Sabemos que todos esses acontecimentos são resultantes da ação desastrosa do ser humano, que buscando o crescimento econômico e o progresso destruiu matas, fez inúmeras queimadas, polui nossos rios e a atmosfera; e hoje paga um preço muito caro por essas atitudes. Buscando reverter o quadro de destruição em que se encontra o nosso planeta, muito se tem discutido sobre a sustentabilidade e a necessidade desta para a melhoria de vida de nossa geração e de futuras gerações, porém poucas pessoas sabem ao certo o que é sustentabilidade e as vantagens que esta traz para o meio ambiente e consequentemente para nossas vidas.

Define-se sustentabilidade como sendo um conceito que relaciona os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais de uma determinada sociedade. Buscando promover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto para o instante em que vivemos quanto para um futuro inesperado e indefinido. Propondo então, ações para o momento imediato e para longo prazo. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Neste sentido buscam – se meios para que a sociedade, juntamente com seus membros e as suas fontes econômicas possa satisfazer suas necessidades sem agredir ao meio ambiente, preservando assim nossas riquezas, a biodiversidade e os ecossistemas, para isso é necessário planejamento e ações eficazes para a manutenção permanente e indefinida da biodiversidade e dos nossos ecossistemas, que são as principais fontes de vida existentes.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde atitudes isoladas em casa, na vizinhança, na empresa em que trabalha, até o planeta inteiro. Desta forma devemos ter a consciência da fundamental importância de estarmos contribuindo e fazendo a nossa parte na defesa da preservação do meio ambiente, pensando assim no futuro das próximas gerações.

Um determinado empreendimento é considerado sustentável se ele apresenta quatro requisitos básicos, que são os seguintes:

O empreendimento tem que ser ecologicamente correto;

O mesmo também tem que ser economicamente viável;

O empreendimento em questão deve ser socialmente justo; e

Deve ser culturalmente aceito pela sociedade.

Buscamos agora compreender a aplicação da sustentabilidade no planejamento ambiental, para alcançarmos esta compreensão faz-se necessário que conceituemos planejamento ambiental.

Segundo Eduardo Pagel Floriano (Caderno Didático nº 6, 1ª ed./ Eduardo P. Floriano; Santa Rosa, 2004); “Planejamento ambiental, portanto, é a organização do trabalho de uma determinada equipe para a consecução de objetivos comuns, de forma que os impactos resultantes, que afetam negativamente o ambiente em que vivemos, sejam minimizados e que, os impactos positivos, sejam maximizados”

Segundo a NBR ISO 14.001 (1996) para que uma organização estabeleça um planejamento ambiental é necessário que: “A organização estabeleça e mantenha procedimento(s) para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços que possam por ela ser controlados e sobre os quais se presume que ela tenha influência, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam ter impactos significativos sobre o meio ambiente. A organização deve assegurar que os aspectos relacionados a estes impactos significativos sejam considerados na definição de seus objetivos ambientais...”

Os conceitos de sustentabilidade e planejamento ambiental possuem idéias muito próxima e caminham lado a lado. Uma vez que a sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com