TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade. Educação voltada para a preservação do meio ambiente

Resenha: Sustentabilidade. Educação voltada para a preservação do meio ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade

O termo sustentabilidade tem sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental, com bases não-predatórias, aproveitando, através de recursos próprios, os materiais já existentes, como os lixos que podem ser reciclados.

Segundo o relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

Dentro dessa linha de pensamento, pesquisadores desenvolveram técnicas de reaproveitamento que valorizam as produções, estimulando as atitudes ecologicamente corretas, desde uma vizinhança até o âmbito mundial.

Mas não basta ser somente ecologicamente correto. Para ser considerado como sustentável, um empreendimento deve ainda conter atitudes que visem ser socialmente justos, culturalmente aceitos e economicamente viáveis.

Educação voltada para a preservação do meio ambiente

Alguns cursos universitários estão voltados para a sustentabilidade, ampliando suas pesquisas. Na área do designer de novos produtos tem-se o de Desenho Industrial. Dentro desse curso os alunos descobrem que o designer sustentável pode ser usado para melhorar a vida da sociedade, trazendo produtos de alta qualidade e com preços mais baixos. Já foram desenvolvidos vários artigos como: luminárias de palitos de churrasco, jogo americano de tetrapack e estantes de papel reciclado.

A agricultura também se voltou para a questão da sustentabilidade, visando à conservação do meio ambiente, criando as comunidades agrícolas bem como as suas unidades lucrativas. Nessa perspectiva são consideradas tanto as práticas voltadas para os lucros dos agricultores, bem como as vantagens que trazem para os consumidores, como a agricultura orgânica de alta qualidade.

Engenharia florestal era um campo que atuava nas empresas de carvão, celulose e madeira, mas hoje traz a preocupação com o desenvolvimento sustentável, defendendo as unidades de conservação, fiscalizando as empresas privadas e o uso das áreas ambientais, proporciona a formação de áreas florestais em áreas rurais de pequeno e médio porte.

Porém, em face da demanda e da necessidade do mercado de trabalho, ainda foram criados cursos para promover o desenvolvimento sustentável, como Gestão Ambiental, Controle Ambiental e Saneamento Ambiental, promovendo um ambiente urbano ecologicamente equilibrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com