TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente E Sustentabilidade Tamires

Exames: Meio Ambiente E Sustentabilidade Tamires. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÃO 01 ( valor 1,5)

ANALISE A QUESTÃO UTILIZADA NO ENADE DE 2013

A alternativa correta é a proposta E. Você deverá analisar as alternativas INCORRETAS (a, b, c, d) explicando porque elas não atendem aos princípios da Educação Ambiental.

R.: A) Como é bem explicado nos princípios da Educação Ambiental, não basta estudar a fauna, flora etc, é necessário que se explique à população local o funcionamento do ecossistema da região, e mostre a melhor forma de usufruir daquele recurso natural de modo que não se esgote, de forma que estas pessoas se conscientizem e respeitem a época de pesca de determinada espécie, bem como a época de reprodução, para que garantam que não haja uma extinção das espécies e crises futuras por falta da mesma;

B) Não basta haver reconhecimento e empoderamento das comunidades quilombolas, a preservação cultural é importante, mas, devem ser promovidas práticas de educação ambiental para que eles possam buscar viver de maneira sustentável, mostrando não somente através de informações teóricas, mas também com oficinas para que eles comecem a viver e entender o funcionamento dessas práticas sustentáveis.

C) Não basta buscar justiça social, é necessário que se busque essa justiça mas com os olhos voltados para a preservação ambiental, procurando saber como será produzida essa energia, qual a fonte de energia, se é renovável ou não e quais os impactos que provocará ao meio ambiente;

D) Incentivar grupos indígenas a explorar recursos naturais indiscriminadamente, foge a qualquer princípio de educação ambiental, o que deveria ser ensinado, é como retirar da natureza o suficiente para sobreviver, mostrando como repor o que foi utilizado, de maneira que não extinga os recursos naturais, que não são renováveis.

QUESTÃO 02 ( valor 1,5)

Leia os textos:

Texto 01

É certo que está chegando ao nível máximo da capacidade mundial de produção de alimentos, moradia e demais produtos. No ritmo em que a população continua crescendo os recursos naturais (água potável, terras cultiváveis e minerais) vão se esgotando. Assim chega-se à problemática de como será possível suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.

Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br, adaptado

Texto 02

Fonte: http://www.opera10.com.br/2013/10/redacao-proposta-de-redacao-2013-02-11.html

Texto 03

CADÊ A ABUNDÂNCIA?

Reservatório do Sistema Cantareira em Bragança Paulista. A crise mostra como o país precisa mudar a forma como lida com a água.

A mistura de falta de planejamento, administração ruim, eventos climáticos extremos e consumo excessivo ameaça o fornecimento de água em cidades pelo Brasil todo. O episódio ensina lições aos governos. E exige respostas para perguntas que todo cidadão deve fazer a si mesmo e aos candidatos nas próximas eleições.

Fonte: epoca. globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/06/crise-da-agua-em-sao-paulo-quanto-falta-para-bo-desastreb.html

Em função da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos assimilados nas aulas virtuais, faça uma carta aberta a ser publicada em uma rede social sobre a urgência de desenvolvermos em todos os níveis práticas mais sustentáveis como forma de garantir um futuro sustentável.

Atenção: Não copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos. (máximo 20 linhas)

R.: Venho através desta, alertar sobre os riscos do uso inconsequente dos recursos naturais. Com o passar dos anos a natureza foi nos dando sinais de que com toda essa exploração dos seus recursos, sem pensar nas consequências futuras nos trariam problemas pela falta deles. Primeiro as alterações climáticas que provocaram o buraco na camada de ozônio e o aumento da mesma, o degelo nas calotas polares, as mudanças climáticas em todo o mundo, mas tudo isso estava tão longe, que muitas pessoas nem se davam ao trabalho de refletir sobre o assunto. Então vamos trazer para a nossa realidade e refletir se é este o mundo que queremos deixar para os nossos filhos e netos, é isso mesmo, aqui no nosso país, bem perto dos nossos olhos estamos vivenciando as mais variadas mudanças climáticas, desde fenômenos que nunca antes havia acontecido como, ciclones extratropicais, uma tromba d’água que destruiu uma cidade quase que por inteiro no interior da Bahia, e muito mais recente a seca que vem preocupando os cidadãos e o governo de São Paulo. Então, com tudo que já aconteceu e tudo que está acontecendo, acham mesmo que podemos esperar mais? Está na hora de respeitar a natureza e tudo que ela nos oferece, porque é dela que vem tudo que precisamos para sobreviver.

QUESTÃO 03 ( valor 1,0)

O consumo na sociedade contemporânea

O pensador polonês Zygmunt Bauman afirmou que “a sociedade de consumo tem por base a premissa de satisfazer os desejos humanos de uma forma que nenhuma sociedade do passado pôde realizar ou sonhar. A promessa de satisfação, no entanto, só permanecerá sedutora enquanto o desejo continuar irrealizado” (BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 106)

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com