TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Educaçao Sociedade E Trabalho

Artigos Científicos: Memorial Educaçao Sociedade E Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 2

AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM DENTRO DE UMA SOCIEDADE

Durante a construção da sociologia, a revolução industrial e Francesa, provocaram profundas mudanças na sociedade Européia. O regime Feudal, foi superado pelo sistema capitalista, eles se tornaram homens livres e assalariados, as cidades cresceram passaram a ser cultivados a liberdade, o direito a propriedade as igualdades sociais passaram a ser cultivadas, entretanto a esperada melhoria das condições de vida não aconteceu os baixos salários, o desemprego pioraram a qualidade de vida do povo devido as grandes mudanças trazidas pela revolução industrial e Francesa, tais mudanças reforçaram as desigualdades sociais, concentrando as riquezas nas mãos da burguesia e empobrecendo os trabalhadores. Nesta época EMILE DUKHEIM, pregava a estabilidade da realidade natural, usando como paradigma que os diversos órgãos de um serviço, devefuncionar adequadamente, se isto não acontece todo o organismo fica comprometido, provocando seu comprometimento, que se aplicava a sociedade que Bukheim denominava de anamia. Já MARX ENGEL com seu materialismo dialético defendia que o mundo estava em constante mudança, estes pensadores pregavam a revolução socialista, eles queriam a construção de um mundo livre da exploração do homem pelo homem.

Para Dewey, a educação deveria formar um homem sintonizado com um mundo em constantes transformações; O que dizer então sobre a educação na perspectiva critica ela prega que a escola é um aparelho ideológico do estado e cumpre a função de inculcar nos educandos o pensamento higemânico, sem a possibilidade de construção de uma contra-higemonia por meios de intelectuais, orgânicos da classe trabalhadora. Entretanto acreditam que a escola pode formar intelectuais, que construam no interior da escola a contra-higemania e contribuam para disputar a liderança da sociedade.

Sobre a reconstrução capitalista podemos destacar as diversas formas de trabalho ao longo da história e como se dão as relações de trabalho atualmente estudamos as modificações na sociedade e na educação pela reforma do estado e posicionar-se diante das possibilidades apresentadas para resolver grandes problemas sociais em nosso país, ou seja, manter a sociedade como se apresenta hoje ou lutar para que aconteçam profundas transformações.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »