TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mensagem do Presidente

Tese: Mensagem do Presidente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  6.560 Palavras (27 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 27

Questão 1 – Mensagem do Presidente

mensagem da presidência do conselho de administração.

O DESAFIO ÉTICO DO NOSSO TEMPO

Vivemos em 2011 a confirmação de que nosso mundo é insustentável, se mantidos o atual padrão de produção e consumo global e os desequilíbrios socioambientais. A onda de acontecimentos dos últimos anos é eloquente: em 2006, emergiu a consciência dos riscos do aquecimento global provocado pelo homem; dois anos depois, vivenciamos a crise econômica, que ora se aprofunda na Comunidade Euro¬peia. Por fim, desde 2010, acompanhamos com perplexidade as convulsões sociais da Primavera Árabe, de diferentes matizes, mas que têm um aspecto comum: a busca pelos fundamentos de uma sociedade mais justa e igualitária. Acreditamos que somente uma profunda transformação baseada na ética da vida, na qual prevaleçam uma nova lógica de desenvolvimento e uma revigorada governança global, acima de interesses de regiões, países, grupos econômicos, será fonte de esperança para as gerações futuras e para a continuidade da existência humana na Terra.

Se, por um lado, esse cenário nos preocupa, por outro, reafirma nossa determinação de investir os melhores esforços emocionais e intelectuais para que a Natura cada vez mais atue como agente da necessária transformação social. Sempre gerida segundo os princípios da sustentabilidade, na busca pelos melhores resultados – de forma integrada – nas dimensões econômica, social e ambiental. Esse comportamento empresarial em sintonia com as aspirações da sociedade nos impõe a levar a Natura e sua proposta de valor para novas fronteiras e geografias.

Atualmente, o Brasil e a América Latina, nossos principais mercados de atuação, encontram-se em posição privilegiada. Mesmo não estando imunes aos efeitos de um ambiente internacional mais difícil, tendemos a ser menos impactados pelos desequilíbrios globais. A ascensão econômica de um impor¬tante contingente populacional, com destaque à participação feminina, parece ter uma envergadura que poderá promover um longo e promissor ciclo de desenvolvimento, ainda que distante de um projeto de desenvolvimento sustentável, que permita a plena inclusão social, a ampliação da distribuição de riqueza e a mitigação de impactos ambientais. Os expressivos investimentos de grandes companhias de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos na América Latina comprovam esse cenário ainda muito promissor. Em pouco tempo o Brasil será o segundo maior mercado mundial em nosso setor.

Iniciamos nossa mensagem com uma passagem da recém-publicada obra de Christopher Meyer, professor da Universidade de Harvard, que descreve, de maneira inspiradora, a forma como procuramos empreender o nosso negócio. Somos muito gratos por sua generosa interpretação, que a um só tempo realça nossos traços distintivos e nos estimula a participar de um novo projeto de capitalismo, mais solidário, justo e inclusivo. Acreditamos que nossa trajetória de sucesso reside no fato de historicamente buscarmos o aperfeiçoamento contínuo e soluções inovadoras para os dilemas do tempo presente e do porvir, apreendendo o “espírito da época” e projetando-o para o futuro. Nesse novo contexto, nosso maior desafio será o de unir as novas tecnologias com corações engajados em uma mesma causa. Dessa forma, vislumbramos a possibilidade de expandir o poder transformador de nossa rede de relações.

“A Natura é provavelmente o exemplo mais evoluído que vimos até o momento de empresa que gerencia seu mundo em todas as suas cores e maximiza o valor agregado de sua ecologia”

O exercício cada vez mais pleno de nossa Razão de Ser, que é promover o bem estar bem, nos levará a aperfeiçoar e aprofundar os laços que nos unem às nossas Consultoras, colaboradores, parceiros de negócios e consumidores. Movida por sonhos e pela busca de realização profissional e pessoal, estamos convencidos de que essa comunidade está determinada a promover valores como solidariedade, criati¬vidade e altruísmo, com respeito e reverência à vida.

Assim, reafirmamos o nosso compromisso histórico de estar ao lado de todos aqueles que queiram participar dessa urgente construção coletiva da humanidade.

Com a amizade de,

ANTONIO LUIZ DA CUNHA SEABRA

PEDRO LUIZ BARREIROS PASSOS

GUILHERME PEIRÃO LEAL

Copresidentes do Conselho de Administração

Questão 2 – Perfil do Empreendimento

Natura - Perfil da empresa

Desde sua fundação, a Natura baseia suas atividades na crença de que a empresa é um dinâmico conjunto de relações, em que estão concentradas a força e a energia das pessoas e da sociedade.

A partir da percepção de que poderíamos contribuir para o aperfeiçoamento dos indivíduos e do mundo que nos rodeiam por meio das relações pessoais, optamos pelo modelo da venda direta, disponibilizando nossos produtos e nossos serviços através de consultas personalizadas. Só assim seria possível praticar os princípios em que acreditávamos e acreditamos até hoje. Atualmente nossos produtos chegam aos consumidores por meio de mais de 561 mil Consultoras e Consultores, que fortalecem, dessa maneira, nossa rede de relações.

Sempre orientados por nossa ética, pela transparência e pelo diálogo, desenvolvemos ações para aprimorar o relacionamento com nossos diversos públicos. Essa é uma busca permanente de nossa empresa, agente importante na procura de soluções para o futuro da sociedade.

Nossas crenças e visão de mundo inspiram a criação de nossos produtos. Eles são desenvolvidos com o compromisso de integrar as dimensões físicas, intelectuais e emocionais das pessoas e suas relações familiares, profissionais, sociais e com o meio ambiente. Por isso, devem ser instrumentos de informação, de ampliação da consciência e da busca pelo aperfeiçoamento pessoal.

As diversas linhas de produtos agrupam-se nas categorias de maquiagem, tratamento para rosto e corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral (para conhecer nosso portfólio completo, visite o site www.natura.net).

Entre elas, quatro se destacam por simbolizar, de maneira mais eloqüente, nossa visão de mundo e por transmitir nossos valores mais caros: Tododia, Chronos, Mamãe e Bebê e Ekos. Não por acaso, elas foram criadas em momentos essenciais de nossa história e transmitem conceitos importantes e universais.

Hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com