TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Capitais

Exames: Mercado Capitais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 9

1 - RESUMO

Trabalho será abordado alguns temas da administração financeira. gundo gitman (1997, p589) o planejamento financeiro é um aspecto importante na empresa para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Por meio do planejamento financeiro as metas colocada para o crescimento, ou seja, desenvolvimento da empresa alcança resultados satisfatórios.

.

2 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho demonstra que a administração evolui devido à transformações econômicas, sociais e tecnológicas para atender às necessidades econômico-financeiras, sociais e ambientais de seus usuários.

3 – DESENVOLVIMENTO

Qual a importância do fluxo de caixa?

Todas as operações, sejam elas de uma empresa ou de uma pessoa física, devem possuir um controle. Este controle refere-se a tudo o que for saída ou entrada de caixa, em função de que toda a administração do ativo é importante, pois deve ter em mente os objetivos simultâneos da administração financeira: liquidez e rentabilidade

4 - CONCLUSÃO

Planejar é uma das tarefas mais importantes em nossa vida, o sucesso ou fracasso de cada ação na vida é fundamentalmente baseado em planejamento, não muito diferente no mundo corporativo, as empresas num ambiente extremamente competitivo onde é preciso apresentar respostas rápidas as demandas do mercado.

O planejamento é necessário em todas as atividades da empresa, principalmente na área financeira, uma gestão financeira eficaz irá fazer toda a diferença de sucesso ou não da empresa.

O planejamento financeiro indica caminhos que levam a alcançar os objetivos da empresa tanto a curto como a longo prazo.

O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análise e avaliação de uma empresa, proporcionando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros da empresa. Deve ser utilizado por empresas de qualquer porte, por ser de extrema importância e simplicidade. Será uma visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro.

Ferramentas de análise de investimentos, busca por meio de técnicas avançadas uma solução eficiente para uma decisão compensadora, para isso são usadas algumas ferramentas que são elas:

Valor Presente Líquido: está fundamentado no reconhecimento da influência do tempo em relação aos capitais.

Taxa Interna de Retorno: é definida como a taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial referente a um projeto. Essa taxa mede a rentabilidade de um determinado investimento em uma unidade de tempo definida.

Payback Descontado: o payback descontado leva em consideração o valor do dinheiro no tempo, desconta o fluxo projetado a uma taxa de mercado.

Índice de Lucratividade Líquida: Esse critério consiste em estabelecer a razão entre o valor presente das entradas líquidas de caixa do projeto e o investimento inicial.

O valor do dinheiro no tempo, é o processo de se calcular o valor de um ativo no passado no presente e no futuro. Está baseado na premissa de que o principal original crescerá seu valor no tempo através dos juros. Isso significa que um dólar investido hoje, valerá mais amanhã.

Existem três componentes de ativo do valor do dinheiro no tempo, o valor presente, valor futuro e pagamentos.

Valor Presente: Quantia monetária transacional em operações, empréstimos ou aplicações.

Valor Futuro: soma de capital com juro obtido pela aplicação (ou empréstimo) desse capital num determinado período de tempo.

Pagamentos: são as prestações (anuidades ou recebimentos) do principal ou do principal mais juros.

Tributos empresariais:

Toda organização precisa de um planejamento tributário eficaz para minimizar seus gastos e aumentar seu lucro.

Os maiores tributos sobre as vendas de bens e serviços são:

ICMS: Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, é de competência estadual, é classificado como imposto indireto pois o contribuinte o repassa ao consumidor final nos preços de mercadorias e serviços.É o tributo que tem maior arrecadação.

PIS:Contribuição ao programa de integração social, possui as mesmas regras de incidência da COFINS, é uma contribuição não cumulativa.

COFINS: Contribuição para financiamento da seguridade social, incide indistintamente sobre o faturamento das empresas, independente do ramo.

IRPJ: Imposto de renda das pessoas jurídicas, é de competência da União, incide sobre a renda e proventos de qualquer natureza, e tem como fato gerador a aquisição de disponibilidade econômica ou jurídica.

CSSL: Contribuição social sobre o lucro, é uma tributação do lucro pela contribuição social sobre o lucro liquido.

Plano Real foi teve como objetivo de estabilização econômica, iniciado oficialmente em 27 de fevereiro de 1994.

O programa foi o mais amplo plano econômico já realizado no Brasil, e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação. A idealização do projeto, a elaboração das medidas do governo e a execução das reformas econômica e monetária contaram com a contribuição de vários economistas, reunidos pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.

O presidente Itamar Franco autorizou que os trabalhos se dessem de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária ao seu êxito, o que tornou o Ministro da Fazenda no homem mais forte e poderoso de seu governo, e no seu candidato natural à sua sucessão. Assim, Fernando Henrique Cardoso elegeu-se Presidente do Brasil em outubro do mesmo ano.

O Plano Real mostrou-se nos meses e anos seguintes o plano de estabilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com