TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados Capitais

Artigos Científicos: Mercados Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  655 Visualizações

teoria de politica publica

Segundo Morais 1991, ao longo do tempo as privatizações foram influenciadas pelos Neoliberais (conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas, que defende a não participação do estado na economia). Para eles deveria haver total liberdade de comércio (livre mercado).

Liderados por Milton Friedman (1970), os Neoliberais, apontavam o modelo keynesiano como sendo o responsável pela crise , denunciavam a inflação como sendo o resultado do aumento da oferta de moeda pelos bancos centrais. Responsabilizavam os impostos elevados e os tributos excessivos, juntamente com a regulamentação das atividades econômicas, como sendo os culpados pela queda da produção e do aumento da inflação. A solução que propunham para a crise seria a redução gradativa do poder do Estado, com a diminuição generalizada de tributos, a privatização das empresas estatais e redução do poder do Estado de fixar ou autorizar preços. O Chile em 1973, no governo de Augusto Pinochet, foi o primeiro país do mundo a adotar o neoliberalismo.

Conforme Paiva 1994, o processo de privatização no Brasil, embora só tenha ganhado impulso efetivo a partir do governo Collor, nos 1990, teve suas raízes no inicio dos anos 1980;

Nos anos 1980, já se falava de privatização no Brasil em

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com