TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Credito

Artigo: Mercado De Credito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

MECARDO DE CRÉDITO

O mercado de crédito é composto por instituições financeiras e não financeiras que prestam serviços de intermediação de recursos de curto, médio e longo prazo para indivíduos e empresas que necessitam de recursos para o consumo e capital de giro.O banco central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle e normatização deste mercado. Quando o acesso ao crédito é facilitado, as empresas tendem a investir mais na expansão de suas atividades e as famílias tendem aumentar o seu grau de consumo. Esse comportamento das empresas e famílias colabora para uma maior taxa de crescimento. O crédito bancário deve ser apreciado como negócio alavancador do crescimento econômico, o caminho seguro para aumento da renda per capita. Agentes financeiros instituições financeiras que prestam serviço financeiro as famílias e empresas. Agentes não financeiros as empresas, famílias , estado e resto do mundo.Empresas e famílias produzem bens e serviços não financeiros; Estado administração pública para satisfazer as necessidades coletivas e redistribuição da renda. Resto do mundo= troca de bens ,serviços e capitais. Quando se referimos a um agente econômico em particular, estamos a falar de um micro-agente- exemplo. Banco Bradesco, já quando nós referimos ao conjunto de agentes que desempenham as mesmas funções estamos a falar de macro-gentes ou agentes agregados, exemplo instituições financeiras de uma economia.

Luiz G Belluzo ( UNICAP) ele afirma contrariando o senso comum, que o crescimento da renda de uma comunidade e dos lucros empresariais depende da disposição de um grupo social especialmente dos empresários, mas também dos consumidores, do governo ou dos estrangeiros, de gastar acima de sua renda corrente,isto é colocar mais dinheiro na economia do que está se retirando. O crédito detem a força econômica, hoje a maioria das transações comerciais não tem nada a haver com moeda e sim com crédito. O créditos determinam os rumos da economia ( Joseph Stiglitz) prêmio Nobel de economia. A compreensão do funcionamento da economia monetária exige a análise das forças determinantes da demanda e oferta de crédito e evolve o entendimento do papel dos bancos.

A confiança subsistente entre homens de comercio nas suas relações mercantis é o crédito.Haverá pouca confiança e crédito e igualmente pouco comercio, numa sociedade na qual a lei e senso moral são fracas. O crédito bancário movimenta a economia, garante o comercio, industria e a fluidez dos mecanismos de troca. Há de se compreender que sistema financeiro é fundamental ao progresso de uma economia moderna e um sistema de crédito forte é a chave para o desenvolvimento econômico.

Principais produtos de captação no mercado bancário: Os depósitos a prazo os, CDB, RDB,LC, deposito avista e poupança que servem de lastro para as operações crédito.

Spread- margem bancária a taxa aplicada a um crédito, aumenta quando há incertezas há risco de recebimento ou moratória alta, quando a economia ta fraca, neste cenário os riscos são maiores e as instituições financeiras buscam maiores compensações.O spread é variável conforme a liquidez e as garantias do tomador do empréstimo, assim como o volume emprestado e seu prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com