TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Trabalho E Seus Impactos No Brasil

Trabalho Universitário: Mercado De Trabalho E Seus Impactos No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

As transformações no mercado de trabalho e seus impactos no Brasil

Devido às inúmeras transformações no mercado de trabalho, em especial no Brasil, um novo modelo econômico foi criado, buscando colocar o país no processo de globalização.

A primeira transformação a ser vista foi às vantagens que certas nações tinham ao produzir e comercializar seus bens e serviços. Esse movimento de evolução tecnológica e interdependência de mercados são apresentados por Smith e David Ricardo.

Assim as nações mais ricas que outras poderiam ser explicadas por fatores precisamente econômicos. A agregação do sistema econômico mundial gerou competição entre as nações e os países com maior vantagem tiveram maiores posto de trabalhos, e os países que não acompanharam a atualização do sistema econômico foram à falência. Só os países mais preparados poderiam lutar com a competitividade.

A segunda transformação foi que a estratificação e a hierarquização da economia não estavam associadas para a produção e para o comercio de bens, serviços e informações.

Hoje a economia mundial é dividida em centro e periferia, o centro é responsável pela transformação da matéria prima básica até o produto final ao mercado consumidor, esse processo é chamado de cadeia produtiva, também é responsável pela tecnologia, quem vive no centro, são pessoas de alto nível, capazes de produzir, comprar. Enquanto que a periferia é dependente do que o centro produz, pois são pessoas mais humildes, com salários baixos, empregos inferiores e dependem dos bens e serviços dos outros.

Recentemente foi introduzida a estratégia de semiperiferia da qual não são totalmente subordinados do centro, não dependem tanto da geração tecnológica e tampouco do poder econômico. Ou seja, essa população obtém condições econômicas melhores.

O capitalismo brasileiro durante o século de 1890 e 1980 foi um dos mais dinâmicos do mundo mais a estratégia atual tem levado o Brasil a regressão, pois o modelo econômico esta voltado para a integração internacional, perdendo sua dinâmica de autocrescimento, atingindo a periferia e boa parte da semiperiferia.

Referência Bibliográfica:

Pochmann, Marcio. Mercado de trabalho. Material didático mediacional do curso de economia do Centro Universitário Claretiano, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com