TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre o "Mercado de trabalho no Brasil"

Ensaio: Respostas às perguntas sobre o "Mercado de trabalho no Brasil". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Ensaio  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

1- Sob o ponto de vista econômico, analise os fatores que determinam a disposição de um individuo para oferecer seu trabalho no mercado.

A visão econômica ressalta o papel do administrador na organização dos fatores de produção – capital, trabalho, terra e tecnologia -, combinando-os de modo a minimizar seus custos e maximizar seu lucro.

2- Durante décadas no Brasil, ocorreram intensos fluxos migratórios de várias regiões mais pobres do país para a Regiao Sudeste. Que explicação econômica temos para tal fenômeno e quais seus efeitos demográficos?

A região Sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido.

No entanto, nas últimas décadas, as regiões Centro-Oeste e Norte têm sido bastante atrativas para os migrantes, pois após a década de 1970, a estagnação econômica que atingiu e ainda atinge a indústria brasileira afetou negativamente o nível de emprego nas grandes cidades do Sudeste, gerando pouca procura de mão de obra, ocasionando a retração desses fluxos migratórios. Assim, as regiões Norte e Centro-Oeste, que já captavam alguma parcela desse movimento, tornaram-se destinos da migração interna do Brasil.

3- Por que as negociações salariais é frequentemente encontrar uma referencia à porcentagem do aumento salarial ligada á produtividade?

Em países em desenvolvimento como o Brasil, o mais comum

é haver parcela não desprezível da população ganhando em torno do piso salarial. Nesse

caso, a teoria prevê que reajustes do salário mínimo acima do crescimento da

produtividade do trabalhador têm consequências sobre o nível de emprego. Como

ocorre com qualquer insumo, se seu preço sobe, o empregador tende a utilizá-lo menos.

No caso do mercado de trabalho, um grau mais baixo de utilização de insumo significa

aumento do desemprego.

4- Resumas as principais razoes econômicas que explicam as diferenças salariais.

A diferença de salário entre homens e mulheres é umfenômeno mundial, mas a sua magnitude pode variar entre os países. Existem vários fatores que causam este diferencial salarial por gênero, sendo os mais importantes: a segregação ocupacional e a discriminação no mercado de trabalho. Podem-se observar facilmente diferenças por gênero nas diferentes indústrias e nos diferentes tipos de ocupações.

Estas diferenças implicam grandes variações nos tipos de emprego das mulheres e dos homens.

Por exemplo, as mulheres estão, de uma forma geral, mais propensas a trabalhar no setor de serviços, em profissões administrativas ou educativas.

A discriminação por gênero ocorre quando pessoas igualmente produtivas prestam serviços ao mercado de trabalho, mas são tratadas de forma diferenciada devido ao seu gênero. Desigualdade significa que

estas pessoas recebem salários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com