TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Trabalho, Rotatividade E Absenteísmo.

Dissertações: Mercado De Trabalho, Rotatividade E Absenteísmo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

MERCADO DE TRABALHO

É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego. Há três situações do mercado de trabalho:

Oferta de empregos > Procura de emprego

Ofertas salariais mais estimulantes, elevados investimentos em recrutamento, opção de escolha da pessoa disponível no mercado, critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos, maior ênfase no recrutamento interno etc.

Oferta de empregos = Procura de emprego

Situação de relativo equilíbrio entre volume de ofertas de empregos e o volume de candidatos para preenchê-las, ou seja, de procuras de emprego.

Oferta de empregos < Procura de emprego

Baixos investimentos em recrutamento,critérios de seleção mais rígidos, as organizações podem fazer ofertas salariais mais baixas, não há competição entre organizações quanto ao mercado de recursos humanos etc.

MERCADO DE RECURSOS HUMANOS

O mercado de recursos humanos é constituído de candidatos reais e potenciais em relação a determinadas oportunidades de emprego. São candidatos reais quando estão procurando alguma oportunidade, independente de estarem ou não empregados. São candidatos potenciais quando - embora não estejam procurando oportunidades de emprego - têm condições de preenchê-las satisfatoriamente e podem ser influenciados por ofertas de outras organizações.

NÍVEIS DE ATUAÇÃO DA ARH

Os modelos de planejamento de RH dependem sempre do nível de atuação da ARH na organização. Existem três níveis:

Operacional: trata apenas e simplesmente dos processos de Rh como prover pessoas, aplicar, desenvolver, manter e monitorá-las.

Tático: neste nível, o Rh descentraliza e delega uma parcela de suas atividades para os gerentes - que se tornam gestores de pessoas - ou para terceiros - terceirização de atividades - para que possa atuar em nível tático na organização.

Estratégico: o RH passa - além de consultor interno no nível tático - a ser o consultor estratégico para a direção da empresa no sentido de prover a empresa das competências necessárias para seu sucesso e competitividade.

ROTATIVIDADE DE PESSOAL

Geralmente, a rotatividade de pessoal é expressa por meio de uma relação percentual entre admissões e desligamentos com relação ao úmero médio de participantes da organização no decorrer de certo período de tempo. Em níveis mensais e anuais permitem comparações para desenvolver diagnósticos e promover providências. Existem dois tipos de rotatividade:

Rotatividade provocada pelas pessoas: quando os desligamentos ocorrem por decisão e iniciativa dos funcionários. Quando o mercado de trabalho é competitivo e em oferta intensa.

Rotatividade provocada pela organização: quando os desligamentos são provocados pela organização para fazer substituições no sentido de melhorar o potencial humano existente ou para reduzir o efetivo de pessoal para redução de operações ou redução de custos.

ABSENTEÍSMO

Refere-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com