TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Analitico Ou Global

Pesquisas Acadêmicas: Metodo Analitico Ou Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 10

MÉTODO ANALITICO OU GLOBAL?

DAMASCENO, Gleison José. Formado em Licenciatura e graduando de Bacharelado pelo Centro Universitário de Caratinga-MG: UNEC.

Publicado em 26 de novembro de 2007

Atualmente, um dos desportos que mais cresce o número de adeptos no Brasil e no mundo, é o futsal.

Santana (2005), diz que o futsal, esporte que surgiu da fusão entre o futebol de salão e o futebol cinco, isso no final da década de 80 do século XX desenvolveu-se substancialmente nos últimos dez, doze anos. Muito disso, deve-se às significativas alterações ocorridas nas suas regras. Estas teriam feito do futsal, em comparado ao futebol de salão, um esporte mais dinâmico, competitivo e atraente.

Pode-se citar também que, os espaços públicos nas cidades diminuíram, forçando as pessoas que praticam desportos, a jogarem em locais reduzidos e por precisar apenas de uma bola e metas que podem ser improvisadas facilmente, pois sua adesão é de fácil adaptação.

Percebe-se que sua pratica é a mais realizada entre os desportos, porém, vamos dividir esta, em duas maneiras distintas: a primeira é aqueles onde os indivíduos praticam por praticarem, sem a importância de realizarem a técnica e tática corretamente, ou seja, os praticantes, o realiza como forma lúdica não-formal ou a famosa ”peladinha”; na segunda maneira, podemos dizer que os participantes jogam futsal com o intuito de praticar a técnica e tática de jogo, sendo de maneira formal, onde tem uma pessoa para instruir estes indivíduos, ou seja, o professor, podendo ser realizado de forma lúdica também, porém com objetivo de aprendizagem. Nesta segunda maneira de praticar o futsal, pode-se considerar as escolinhas.

Quando se trabalha em escolinhas de futsal, o professor tem o papel de educador e tem a todo o momento, ser exemplo de vida para seus alunos e ser conhecedor profundo da modalidade em questão para desenvolver bem o seu papel.

Após adquirir estas qualidades básicas, tem que instruir suas aulas com algum método de aprendizagem, e os mais comuns são: o método analítico e global que são relevantes para que o aluno consiga alcançar êxito no processo de aprendizagem.

O grande problema que a maioria dos professores encontram é saber qual método é mais adequado ou eficiente para que os alunos possam estar aprendendo a prática do desporto, que muitas vezes é aprendida com objetivo de ser atleta profissional ou outros fins, e que independente de qual seja o objetivo a alcançar, os pais sempre cobram que seus filhos aprendam o melhor possível e em um tempo mais rápido e que o responsável por esta evolução, são os professores.

Menciona Costa (2003), que um método de ensino adequado é o caminho mais rápido para se atingir os objetivos e metas essenciais de qualquer modalidade esportiva.

Segundo Costa (2005), o professor desempenha um papel central e decisivo, ensinando os elementos da técnica e da tática, contribuindo para o desenvolvimento físico da respectiva capacidade física.

Entre um método e outro, o professor tem que optar em escolher o método que proporcione interesse dos alunos em praticarem as aulas.

Para Costa (2005), nas aulas, o ideal é que o aluno nunca sinta o tempo passar e que tenha prazer em relação às atividades propostas pelo professor.

O objetivo do estudo é analisar qual método é mais adequado ou eficiente no processo de aprendizagem nas aulas de futsal através de revisão bibliográfica.

-CONCEITOS E VISÃO DE ALGUNS AUTORES SOBRE OS MÉTODOS ANALÍTICO E GLOBAL-

-O PRINCÍPIO ANALÍTICO-SINTÉTICO-

Para Santana (2005), quando falamos em métodos parciais, métodos analíticos, exercício por partes, atividades centradas na técnica, geralmente estão considerando o princípio analítico-sintético. Reis (1994, p. 9), o define como “[...] aquele em que o professor parte dos fundamentos, como partes isoladas, e somente após o domínio de cada um dos fundamentos o jogo propriamente dito é desenvolvido”.

De acordo com Santana (2005), esse modelo surgiu, primeiramente, nos esportes individuais. É, particularmente, representado pelo método parcial e assume várias definições que apontam para um mesmo ponto: as habilidades são treinadas fora do contexto de jogo para que, depois, possam ser transferidas para as situações de jogo.

Um fragmento do conteúdo específico do futsal subdivide-se em dois grupos de elementos técnicos, a fim de facilitar o aprendizado das especificidades de jogadores de quadra e dos goleiros. Desta forma, temos os elementos das Técnicas Individuais dos Jogadores de Linha e elementos das Técnicas Individuais do Goleiro (ambos subdivididos em ações com bola e sem bola), conforme elencados e apresentados sinteticamente, segundo Rezer (2003):

Fundamentos Técnicos do futsal

Técnicas Individuais dos jogadores de linha: Domínio; passe; recepção; condução; drible; chute; marcação; finta; antecipação; cabeceio; bloqueio;

Técnicas Individuais do goleiro: Empunhaduras; defesas baixas; defesas altas; arremessos/lançamentos; saídas de gol; domínio; passe; recepção; chute.

Desvantagens do método parcial, segundo Costa (2003):

• Não possibilita o jogo por imediato, por conseqüência, não motiva a sua prática;

• Cria-se um ambiente que não há criatividade por parte dos alunos;

• Pode proporcionar um ambiente monótono e pouco atraente;

• Por se trabalhar as habilidades motoras, o método parcial não consegue criar situações de exigências próprias do jogo.

Vantagens do método parcial de acordo com Costa (2003):

• Possibilita o treino motor correto e profundo de todos os elementos da técnica do jogo;

• Possibilita ao professor aplicar correções imediatas a realização de um gesto técnico errado por parte do aluno;

• O acompanhamento dos progressos de aprendizagem sob a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com