TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo De Custeio ABC

Trabalho Universitário: Metodo De Custeio ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLE DE CUSTOS

O controle de Custos influencia bastante nas tomadas de decisões, e são adquiridos pelas empresas principalmente porque evitam estoques insuficientes, que podem provocar possível perdas por interromperem a produção. Evitando também estoques excessivos, já que esses geram custos desnecessários.

1- MÉTODO ABC

1.1- Desenvolvimento Histórico

São duas as vertentes quanto ao surgimento do critério ABC. Na primeira delas, acredita-se que seu surgimento se deu através da evolução tecnológica que veio junto com a globalização, na qual fez com que aumentasse a competição entre as empresas, que começaram a buscar produtos com melhor qualidade, menor custo e que estivesse de acordo com as exigências do consumidor. Com isso, os estilos e métodos de como gerenciar foram readaptados com o objetivo de alcançar informações mais precisas. Isso tudo gerou alterações na composição dos fatores de produção, gerando mais importância aos custos indiretos de fabricação e menos aos custos de mão de obra direta. Surgindo assim, o custeio ABC.

Outros pesquisadores pensam de forma diferente, acreditam que esse critério é antigo e semelhante a muitos outros que já foram colocados em pratica. Além de que muitos afirmam que o primeiro trabalho sobre esse critério foi editado em 1971 (a 43 anos) no livro Activity Costing and input – output accounting.

Mais atual a Lei Complementar 101 (LRF) ressalta:

Art. 4o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art.165 da Constituição e:

(...)

e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos

Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

(...)

§ 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o companhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar,com ênfase no que se refere a:

(...)

V - fatos que comprometam os custos ou os resultados dos programas ou indícios de irregularidades na gestão orçamentária”.

(Decreto-Lei complementar nº. 101, de 2000, art 165 § 2º; art 50 § 3º; art 59.).

Tais dados, podem afirmar que a contabilidade de custos possuem uma ampla abrangência, porem na administração pública ainda é pouco explorado.

1.2 Conceito e Características

O método de custeio ABC é o método de custeio baseado em atividades. Seu pressuposto é que os recursos de uma empresa são consumidos pelas suas atividades desenvolvidas e não pelos produtos a qual ela fabrica. Ou seja, de acordo com esse método, os produtos surgem por consequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com