TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Fonico

Exames: Metodo Fonico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 4

Quando a criança chega à escola inicia-se o processo de alfabetização ela terá que passar por diferentes estágios que vai desde a descoberta do sistema alfabético ate a aquisição de uma fonética que lhe permite perceber a presença de determinados fonemas.

Uma pessoa pode ser considerada alfabetizada se aprendeu a ler e a escrever mais não se aprimorou da leitura e da escrita, assim alfabetizados são aqueles que decodificam o sinal gráfico, que reconhecem as letras, as copiam de foram legível, pronunciam os sons aquela representam, mais não saem desse nível de compreensão. Letrada e aquela pessoa e aquela pessoa que se envolve nas praticas sociais e de leitura escrita, o letrado não somente decodificam os sinais gráficos, mas e capaz de associar a eles situações especificas de um determinado grupo social nos momento distinto de sua historia.

Portanto alfabetizado não e o mesmo que ser letrado, embora se associe letra e alfabeto, pois a aprendizagem da língua escrita não e apenas transição de oralidade mais esta associada nas atividades discursivas nas quais os indivíduos estão envolvidos. Piaget nos fala que o objetivo da educação não e o de que o aluno saiba repetir ou conservar verdades acabadas mais o de ele mais o de empreender por si próprio a conquista do verdadeiro, e correndo risco e passando por esses rodeios que as crianças vão avançando em hipóteses de escritas e produzindo seus textos .

Se perguntássemos a diferentes pessoas teríamos diferentes respostas para essas perguntas. Especialmente, acerca do que significa ser alfabetizado. O termo “alfabetização” é muito mais familiar que o termo “letramento”. Apesar de ambos relacionarem-se constituem processos distintos e complementares.

Quando pensamos em alfabetização temos que pressupor que vivemos numa sociedade grafocêntrica, isto é, uma sociedade centrada na cultura escrita. Partindo disso, ser alfabetizado além de ser uma necessidade individual do sujeito é, também, condição indispensável de cidadania. Historicamente, a alfabetização enquanto processo pedagógico constituiu demandas específicas. Hoje, ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever tem se mostrado como condição insuficiente às demandas contemporâneas. O sujeito precisa ir além do codificar e decodificar o sistema de escrita. É preciso que ele faça o uso da leitura e da escrita no cotidiano e aproprie-se da função social que reveste essas duas práticas, outro fator que se torna

Fundamental e planejar na Educação Infantil. Planejar permite tornar consciente a intencionalidade que preside a intervenção; permite prever as condições mais adequadas para alcançar os objetivos propostos; e permite dispor de critérios para regular todo o processo.

Favorecer o desenvolvimento da criança em todas as suas capacidades – alcançam-se mediante o trabalho que se realiza em torno dos conteúdos que fazem parte do currículo, é inegável que a análise e a tomada de decisões sobre o planejamento constituem um elemento indispensável para assegurar a coerência entre o que se pretende e o que se sucede na sala de aula. Planejar é refletir sobre o que se pretende, reflexão como se faz e como se avalia.

O ambiente alfabetizador é o conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tem a oportunidade de participar, São muitas as formas de alfabetizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com