TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA CONSTRUTIVISTA E METODO FÔNICO

Trabalho Universitário: TEORIA CONSTRUTIVISTA E METODO FÔNICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos positivos:

- A vantagem da concepção construtivista é a valorização do conhecimento prévio do aluno permitindo assim o seu crescimento.

-Procura formar pessoas de espírito inquisitivo, participativo e cooperativo, com mais desembaraço na elaboração do próprio conhecimento. Além disso, o construtivismo cria condições para um contato mais intenso e prazeroso com o universo da leitura e da escrita.

-O construtivismo investe no desafio pessoal como motivação para a criança (aluno) ir sempre avante nas trilhas do conhecimento.

- O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a duvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. Rejeita a apresentação de conhecimentos prontos ao estudante, como um prato feito, e utiliza-se modo inovador técnicas tradicionais: a memorização. Daí o termo “construtivismo”, pelo qual se procura indicar que uma pessoa aprende melhor quando toma parte de forma direta na construção do conhecimento que adquire.

- Enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. O construtivismo condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.

Aspectos negativos:

- Sendo esta uma concepção nova e flexível, não oferece aos professores instrumentos tão seguros e precisos com respeito ao seu trabalho diário. Ainda há muito por sistematizar.

Essa nova concepção não exclui a necessidade de se aprender a ler e escrever, apenas destaca que essa necessidade deve ir alem da mera codificação e decodificação da linguagem escrita, sendo preciso utilizá-las de acordo com as necessidades sociais.

Método Fônico

Aspectos positivos:

- O método possui a vantagem de se trabalhar com a silaba, isso possibilita uma melhor relação dos segmentos da fala com a escrita.

- Estimula o auto-conceito rapidamente e também previne problemas ortográficos.

- Ensina a criança (aluno) a escrever cada letra (caligrafia).

- O ensino das letras é concomitante com o ensino dos sons.

-Aluno não decora as palavras.

- Aprendizagem da leitura de forma progressiva: letra, silaba, palavra, frase e, por fim, texto.

- Melhora na compreensão de texto.

Aspectos negativos:

- Há variações dialetais na pronuncia das palavras, e mesmo assim elas são escritas de forma estável.

- Uma letra pode representar diversos sons, não podendo se aplicar de fato, a relação direta de fala com a escrita.

- Outro problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com