TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Mohr

Artigo: Metodo Mohr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  1.450 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – CÂMPUS CAMPO MOURÃO

MARCIA JORGE DE CAMARGO

SÉRGIO BENEDITO G. PEREIRA

PRÁTICA Nº 3: MÉTODO DE MOHR

RELATORIO DE QUÍMICA ANALÍTICA II

CAMPO MOURÃO

2014

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – CÂMPUS CAMPO MOURÃO

MARCIA JORGE DE CAMARGO

SÉRGIO BENEDITO G. PEREIRA

PRÁTICA Nº 3: MÉTODO DE MOHR

Relatório referente à aula pratica apresentado a disciplina de Química Analítica II do quarto período do curso de Licenciatura em Química, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como requisito parcial para obtenção de nota.

Professor: Nelson Consolin Filho

CAMPO MOURÃO

2014

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO .4

2 PROCEDIMENTOS .6

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES..........................................................................................................7

4 CONCLUSÃO................................................................................................................................10

3 REFERÊNCIAS..............................................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

A volumetria de precipitação baseia-se nas reações acompanhadas da formação de compostos poucos solúveis, através da titulometria. Embora haja diversas reações deste gênero, somente algumas podem ser utilizadas na análise volumétrica. Segundo Baccan (1995) as reações devem obedecer a algumas condições tais como o precipitado deve ser praticamente insolúvel; deve haver rapidez na formação do precipitado de modo que não haja a formação de soluções supersaturadas; os resultados da titulação não devem ser muito atingidos pelos fenômenos de adsorção e o ponto de equivalência deve ser fixo.

Os métodos mais importantes baseiam-se nas reações de precipitação dos sais de prata poucos solúveis. A titulometria de precipitação é chamada de Argentimetria, pois utilizam como titulante o nitrato de prata. Há três formas de se detectar o ponto final, sendo a formação de um precipitado colorido: método de Mohr; formação de um composto solúvel colorido: método de Volhard; e a mudança de cor associada com adsorção de um indicador sobre a superfície de um sólido: método de Fajans (HARRIS, 2005).

O ânion cloreto (Cl-) pode ser determinado por métodos gravimétricos,volumétricos, potenciométricos e colorimétricos. Os métodos volumétricos, como o método de Mohr e Volhard, são extensivamente utilizados em análise de cloretos e foram desenvolvidos no século XVII (GAINES, 1984).

O método de Mohr é um método antigo de volumetria de precipitação que utiliza solução padrão de nitrato de prata na análise de cloretos. Nitrato de prata em meio aquoso (acidificada com ácido nítrico para garantir que a prata não precipite como hidróxido e mantenha a concentração original do Ag+) é o agente titulante (solução padrão) e cromato de potássio o indicador do ponto final da titulação. A solução de nitrato de prata deve ser guardada em frasco âmbar, pois é sensível à luz. Essa análise tem a sua eficácia fundamentada no produto de solubilidade de cada sal formado e as respectivas solubilidades em quantidade de matéria (CCEAD, 1014).

No método de Mohr, o ponto final da titulação é identificado por uma mudança de coloração da solução, resultado da reação entre os íons cromato com os íons prata para formar o precipitado de cromato de prata (Ag2CrO4), de cor vermelha e pouco solúvel. Existem fatores importantes a serem considerados no método de Mohr, a saber: o pH da solução e a concentração do indicador.A titulação deve ser conduzida em meio neutro ou levemente básico, em pH entre 6,5 e 9. (JEFFERY et al., 1989).

Por outro lado, em um pH superior a 9, ocorrerá a precipitação do hidróxido de prata (Ks = 2,3 × 10-8) que posteriormente se decompõe em Ag2O e água (BACCAN et al., 2001).

Este experimento tem como objetivos preparar e padronizar uma solução de nitrato de prata (AgNO3) e determinar o teor de cloreto (íons Cl-) em uma amostra pelo método de Mohr.

2 PROCEDIMENTOS

Reagentes

- NaCl

- AgNO3

- K2CrO4 a 5%

1 - Preparou-se uma solução-padrão (100 mL) de cloreto de sódio (NaCl) 0,05 mol L-1.

2 – Preparou-se uma solução de nitrato de prata (AgNO3) (100 mL) aproximadamente 0,05 mol L-1.

3 – Padronizou-se a solução de nitrato de prata (AgNO3) aproximadamente 0,05 mol L-1.

4 – Determinação do teor de cloreto (íons Cl-) na amostra. Dissolveu-se cerca de 0,400 g da amostra que contém íons Cl- em um béquer de 50 mL, com água destilada, e transferiu-se quantitativamente para um balão volumétrico de 100,0 mL. Completou-se o volume e homogeneizou-se. Em seguida pipetau-se 10,00 mL desta solução para um frasco erlenmeyer, adicionou-se 20 mL de água destilada e 0,8 mL de K2CrO4 a 5%). Titulou-se lentamente com a solução padronizada de AgNO3 até o aparecimento de coloração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com