TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodod Quantotativos Aplicados A Gestão Empresarial

Casos: Metodod Quantotativos Aplicados A Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A microeconomia se dedica a estudar os agentes individuais, tais como as famílias, as empresas e os governos. A microeconomia procura explicar as escolhas feitas por esse agentes e as interações que ocorrem entre eles nos mercados. A microeconomia busca responder a questões que estão relacionadas a mudanças de comportamento do consumidor frente a alterações no mercado, alterações de preços nos produtos.

A macroeconomia tem como preocupação estudar os fatos referentes a toda economia. Ao invés de se preocupar com a produção e os preços de um produto específico. A macroeconomia busca compreender a produção total e o nível geral de preço da economia.

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Exemplo: num país com a inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês com R$10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais, são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicação que lhe garantam a correção inflacionária.

Podemos citar as seguintes causas da inflação:

-Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

-Demanda por produtos ( aumento no consumo ) maior do que a capacidade de produção do país;

-Aumento de custos de produção (máquina, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.

Reportagem (trecho) Walter Brandimarte

“O Banco Central está vigilante e fará o que for necessário, com a devida tempestividade, para colocar a inflação em declínio no 2° semestre e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”, afirmou Alexandre Tombini, ao participar do Seminário Anual de Metas para a Inflação do Banco Central.

Taxa de Juro

Na economia e nas finanças, o conceito de juro diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças ( permite saber quanto rende um a poupança ). Trata-se, por conseguinte, de um termo quer permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos pelo capital durante um determinado período não se acumulam a este para produzir os juros que co0rrespondem ao período posterior. Ora, o juro simples gerado pelo capital investido será igual em todos os períodos do investimento desde que a taxa e o prazo não sofram alteração.

A noção de taxa de juro no que lhe diz respeito, in dica qual a porcentagem a que se investe um capital numa unidade de tempo. Posto isto, é caso para afirmar que a taxa de juro é o preço que se paga ou que se cobra por pedi-lo emprestado ou por emprestá-lo a uma data altura.

Reportagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com