TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica Projeto de Pesquisa

Por:   •  23/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

A presente pesquisa é exploratória e descritiva. Exploratória, porque não se identificou outros estudos que abordem a forma..

Segundo Rampazzo (2002) a pesquisa descritiva observa, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) e acrescenta que a pesquisa descritiva se desenvolve, principalmente, nas ciências humanas e sociais.

Gressler (2003) esclarece que a pesquisa descritiva é utilizada para descrever fenômenos existentes, situações presentes e eventos, identificando ainda problemas e justificando condições, compararando e avaliando o que esta sendo feito em situações similares, visando aclarar situações para futuros planos e decisões”. No que diz respeito à pesquisa explicativa Lopes (2006) afirma que é um tipo de pesquisa mais complexa, visto que, além de registrar, analisar, classificar e interpretar os fenômenos estudados procura identificar seus fatores determinantes. Para o desenvolvimento do presente estudo serão utilizadas ainda as pesquisas bibliográficas e de campo, com base tanto em métodos qualitativos quanto quantitativos, coerente às informações coletadas.

Quanto aos meios, diz respeito a uma pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e telematizada. Segundo Macedo (1994) a pesquisa bibliográfica caracteriza-se pela busca de informações bibliográficas, seleção de documentos que se relacionam com o problema da pesquisa e o respectivo fichamento destas informações para que sejam utilizadas posteriormente. No que diz respeito a pesquisa de campo, Moresi (2003) afirma que “pesquisa de campo é investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo”.

E por fim, telematizada por se tratar de um tema bastante contemporâneo e de certa forma ainda sendo desvendado, a internet fez-se grande aliada, sendo utilizada como fonte de pesquisa e fonte ampla de informações o que possibilitou o acesso a dados atuais que puderam ser agregados ao presente estudo, sendo consultadas publicações de caráter científico ou não, no período dos anos de 2010 a 2015, buscando identificar os diversos aspectos sociais envolvidos neste processo.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução á pesquisa: projetos e relatórios. 2º ed. rev. atual. São Paulo: Loyola. 2004. 295 p.

MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação a pesquisa bibliográfica: guia do estudante para fundamentação do trabalho de pesquisa. 2º ed. Revista. São Paulo: Loyola, 1994. 59p.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Loyola. 2005. 137 p.

MORESI, Eduardo. Metodologia da Pesquisa. Brasília – DF: Marc. 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com