TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa - Metodologia Cientifica

Por:   •  23/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

A REPRESENTAÇÃO TRANSGENICA NOS CARTUNS COM O PERSONAGEM HUGO/MURIEL DA CARTUNISTA LAERTE

MARIA APARECIDA VITÓRIA SOARES DA SILVA

FORMOSA, Junho de 2017.

MARIA APARECIDA VITÓRIA SOARES DA SILVA

A representação transgênica nos cartuns com o personagem Hugo/Muriel da cartunista Laerte

Projeto de pesquisa apresentado ao professor Cristhiano Teixeira da Universidade Estadual de Goiás, como requisito para a conclusão da matéria de

Metodologia Cientifica do curso de História.

Formosa

Universidade Estadual de Goiás

Metodologia Cientifica

Junho de 2017.

SUMÁRIO:

  1. ------------------------------------------------------------------------------------- Título
  2. --------------------------------------------------------------------------------Introdução

2.1- -----------------------------------------------------------------Delimitação Temática

3- --------------------------------------------------------------------Revisão Bibliográfica

4- --------------------------------------------------------------------------------Justificativa

5- -----------------------------------------------------------------------------------Objetivos

5.1- --------------------------------------------------------------------------Objetivo Geral

5.2- ---------------------------------------------------------------------Objetivo Especifico

6- -----------------------------------------------------------------------Referencial Teórico

7- ------------------------------------------------------------------------------------Hipóteses

8- ----------------------------------------------------------------------------------------Fontes

9- ---------------------------------------------------------------------------------Bibliografia

1-TÍTULO: A representação transgênica nos cartuns com o personagem Hugo/Muriel da cartunista Laerte.

2-INTRODUÇÃO:

Este projeto tem como intuito mostrar a representação transgênica nos cartuns da cartunista Laerte. Mostrando as dificuldades que uma parte da sociedade enfrenta ao tentar agir da maneira que se sentem mais confortáveis. Mostrando as ofensas, descriminações, homofobia e transfobia.

Muitas dessas situações representadas nos cartuns da Laerte foram baseadas em experiência de vida da mesma. Situações de seu cotidiano, em que teve que enfrentar o preconceito de cara e impor o seu modo de se sentir bem perante uma sociedade ainda despreparada socialmente.

A forma abordada pela cartunista é a de humor, lidando com toda situação que seria estressante de uma forma mais sarcástica, fazendo-a ser entendida e vista em uma sociedade muito heteronormativa, dando uma voz mais presente a um conceito já conhecido porem ‘ignorado’ pela sociedade.

2.1-DELIMITAÇÃO TEMÁTICA:

        Este projeto tem como tema central a mostrar a forma de representação que a sociedade transgênica brasileira conseguiu, com os personagens da cartunista Laerte. A forma que ela encontrou para fazer essa representação fluir de uma maneira humorística porem com temáticas bastante serias de um cotidiano que pode se tornar agressivo em algumas formas de sociedade.

        A criação e desenvolvimento sobre esses personagens foram tão importantes, não só para a sociedade de trans, que ganhavam com isso mais um representante como para a própria Laerte. Com a construção dos enredos do Hugo, Laerte começou a perceber que aquela inspiração vinha de mais além, que não seria só a questão de ser um personagem de certo modo polemico, mas sim estava envolvido com o interior da cartunista que acabou se descobrindo transgênica.

Apesar de ter se descoberto, Laerte, como várias outras pessoas que passam por essa situação, mantinha só para si esse sentimento de ser mulher, de querer vestir-se como mulher, de usar maquiagem e poder sair de casa se sentindo bem consigo mesma por estar como acha que deveria estar. Então usava esses sentimentos reprimidos para extravasa-los. Mostrando o cotidiano do Hugo, que mais tarde viria ser revelado como alter ego da cartunista, Laerte deu vida a um personagem que viria a se vestir como mulher e sair por ai mundo a fora, recebendo as críticas, opressões, preconceitos e deslumbre pela auto aceitação.

Afinal não era muito ‘correto’ um homem já adulto, pai de dois filhos sair por ai se vestindo de mulher, pensariam que ele estava louco. Esse era o pensamento da própria Laerte antes de se assumir publicamente. Depois de um acontecimento que acabou causando um choque na vida da cartunista, ela decide voltar a sua transformação, decide assim assumir o seu ser, que já estava transparente em seus cartuns. Tornando mais visível a uma boa parte da população que não tinha um contato com essa situação de gay, trans, travestir. Levando a luta pela desconstrução do normal para aqueles que nem sabiam da existência dessa luta.

Uma forma para tentar sobreviver em sistemas obrigatórios, o gênero é uma atuação com efeitos visivelmente punitivas. As formas de gêneros diferentes faz parte do que une por serem humanos, porem os difere por ter várias formas de se enxergar na sociedade atual. É visto que, frequentemente são punidos aqueles que não cumprem de maneira correta seu gênero. Tida como correta, apenas aquela forma de gênero e opção sexual já imposta na sociedade a milhares de anos.

Aceitada e passada de geração a geração, essa forma de se viver foi sendo desconstruída por pessoas que não se sentiam confortável diante daquele aspecto já imposto desde o seu nascimento. Tornando se assim pessoas dispostas a lutarem para construir uma sociedade onde não é errado ser diferente dos demais.

3-REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:

        Os autores trabalhados nessa pesquisa são: Judith Butler, Michel Focault, e Sandra Jathay Pesavento.  Judith mostra de uma maneira própria a representação de um ser e seu corpo, questionando que alternativas restariam para compreender o ser que é representante de cada um, aquele eu próprio e sua forma de agir, sua autonomia e onde ela é ‘roubada’, por aqueles que não se sentem confortáveis com o conforto do outro.

        Mostrando assim a grande hipocrisia que vivemos, onde a pessoa tem o seu direito de ir e vir, de agir como bem entender sem romper com as leis do estado, mas a partir do momento em que é usado esse direito, cria-se um grande problema, tornando a vida daquele que estavam simplesmente usando o direito de cidadão um empecilho. Essa representação entra com a representação da Laerte em querer mostrar aos leitores que esse corpo é somente poeira cósmica, e que um dia como o de todos sobre a terra, padecera. E que enquanto estiver vivo e consciente de si, poderá fazer dele o que bem entender.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (430.7 Kb)   docx (302.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com