TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica - Unidade Web

Ensaios: Metodologia Cientifica - Unidade Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

No mundo contemporâneo as diversas formas de conhecimento coexistem; quando entramos em contato com um fenômeno qualquer, podemos pensá-lo de várias formas. Assim, dependendo do ponto de vista, construímos significados diferentes, dependendo da matriz de compreensão escolhida.

Considere a situação descrita abaixo:

Você está aguardando o semáforo abrir, observa de seu carro a seguinte cena: uma pessoa, ao tentar atravessar distraidamente a rua, por pouco não é atropelada por um carro que consegue frear a tempo. Apesar do enorme susto, ela escapa ilesa e levanta as mãos para cima, gesticulando e murmurando alguma coisa que você não consegue ouvir.

Ao refletir posteriormente sobre a cena, você pode pensá-la sob diversos ângulos:

I. Deus deve ter dado outra chance àquela pessoa. Parece que o “recado” foi bem compreendido, pois ela agradeceu comovida, pela proteção divina.

II. É impressionante como as pessoas andam cada vez mais distraídas hoje em dia: quem não sabe que se deve olhar para os dois lados da via antes de atravessar?

III. De fato, se os pneus não estivessem novos e calibrados e o carro não contasse com freios ABS, não teria sido possível freá-lo à velocidade de 60 km/h a uma distância de 20 metros, como o motorista o fez.

IV. A vida é realmente um fenômeno efêmero; se é verdade que todos podemos morrer a qualquer hora, não convém perder tempo com futilidades.

V. Foi uma cena dantesca; o ruído do freio, o grito da mulher – aquela imagem produziu em mim uma emoção devastadora.

No exemplo acima se pode identificar as seguintes formas de conhecimento, na ordem apresentada:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Conhecimento religioso, conhecimento do senso comum, conhecimento científico, conhecimento filosófico, conhecimento artístico.

Resposta Correta: e.

Conhecimento religioso, conhecimento do senso comum, conhecimento científico, conhecimento filosófico, conhecimento artístico.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Conhecimento religioso, conhecimento do senso comum, conhecimento científico, conhecimento filosófico, conhecimento artístico.

A questão aborda as formas de conhecimento. As formas de conhecimento constante em cada afirmação são: Conhecimento religioso

Conhecimento do senso comum

Conhecimento científico

Conhecimento filosófico

Conhecimento artístico

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Podemos afirmar que o conhecimento é produto de uma prática que se faz social e historicamente.

O que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão.

Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do conhecimento científico e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas.

A. Racionalidade

B. Objetividade

C. Linguagem específica

D. Validade

1. Corresponde a sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, expressa através dos enunciados.

2. Utiliza-se de enunciados e conceitos com significados bem específicos e determinados.

3. O significado dos conceitos é resultado do uso individual, subjetivo e espontâneo que enriquece e se modifica no decorrer do tempo.

4. Garante que uma teoria seja verdadeira, evidente, impessoal, passível de ser submetida a testes experimentais e aceitas pela comunidade científica.

5. Surge em consequência da necessidade do homem em resolver problemas com os quais defronta em seu cotidiano.

6. É produzido a partir de uma metodologia rigorosamente articulada que permite que se chegue às mesmas conclusões quando reproduzido nas mesmas condições.

A associação correta é:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

A1, B4, C2, D6

Resposta Correta: d.

A1, B4, C2, D6

Feedback da resposta:

Alternativa correta: A1, B4, C2, D6

A questão trata das características do conhecimento científico definidas na unidade 1.

Racionalidade: corresponde a sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, expressa através dos enunciados.

Objetividade: garante que uma teoria seja verdadeira, evidente, impessoal, passível de ser submetida a testes experimentais e aceitas pela comunidade científica.

Linguagem específica: utiliza-se de enunciados e conceitos com significados bem específicos e determinados.

Validade: é produzido a partir de uma metodologia rigorosamente articulada que permite que se chegue às mesmas conclusões quando reproduzido nas mesmas condições.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

O senso comum talvez seja a primeira forma de conhecimento a ter surgido sobre a face da Terra. E essa forma de conhecer o mundo é extremamente importante: sem ela, não poderíamos resolver os problemas mais banais do nosso dia a dia. A todo instante precisamos tomar decisões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com