TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web 4 -Metodologia - Ciência E Normas Técnicas

Exames: Unidade Web 4 -Metodologia - Ciência E Normas Técnicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  3.431 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas preocupado com a comunicação na empresa decidiu fazer uma investigação junto aos funcionários e definiu como problema: Quais os mecanismos utilizados para se estabelecer a comunicação na empresa e qual a interpretação mais frequente dada pelos colaboradores aos fatos comunicados?

Para fundamentar sua pesquisa, o Gerente utilizou como umas das fontes de informação o material publicado na Internet

Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T. Eu seu texto, o Gerente escreveu:

Para a realização do trabalho e a garantia de que os objetivos organizacionais serão atingidos são necessários dois elementos básicos: a partilha de informação, de ideias e de problemas entre o grupo, um acompanhamento constante e a transmissão do feedback sobre as tarefas e desempenho do grupo. Uma comunicação interna bem planejada é essencial a qualquer empresa que deve estar atenta ao estado geral da moral e motivação dos trabalhadores.

Segundo Ramos (2010)

É correto afirmar que foi utilizada no texto uma citação:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Direta longa.

Resposta Correta: c.

Direta longa.

Feedback da resposta:

Citação é a utilização, em meu trabalho, de uma informação extraída de outra fonte de informação para reforçar as minhas afirmações, ideias, conceitos, pontos de vista etc; ela compreende “a minha conversa” com os outros autores e mostra em quais autores ou teorias estou fundamentando o meu trabalho.

Uma citação é “direta longa” quando se refere à transcrição literal de uma parte do texto de um autor, conservado-se a grafia, pontuação, idioma, etc, e tem mais de 3 linhas (é o que está apresentado no texto).

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Na pesquisa qualitativa à medida que o pesquisador aprofunda ou alarga seus conhecimentos sobre a realidade ele se modifica assim como modifica a própria realidade. Os modelos mais comuns de pesquisa qualitativa estão descritos na coluna da esquerda; associe cada um dos modelos descritos pelas letras A, B e C às suas características relacionando as duas colunas.

A. Estudo de caso

B. Pesquisa participante

C. Pesquisa-ação

D. História de vida 1. Pode ser definida como a narração, por uma pessoa, de sua experiência vivida.

2. Consiste na observação detalhada de um contexto, um indivíduo, uma única fonte de documento ou um acontecimento específico.

3. O pesquisador desempenha um papel ativo na própria realidade dos fatos observados, a participação das pessoas implicadas nos problemas investigados é absolutamente necessária.

4. O pesquisador é levado a compartilhar, pelo menos de maneira superficial, os papéis e os hábitos dos grupos pesquisados.

5. Corresponde à forma de aquisição de conhecimento em que o pesquisador manipula e introduz variáveis no objeto de estudo.

A associação correta é:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

A2, B4, C3, D1

Resposta Correta: a.

A2, B4, C3, D1

Feedback da resposta:

Alternativa correta: A2, B4, C3, D1

A questão aborda as estratégias de pesquisa, conteúdo da unidade 4.

Estudo de caso: Consiste na observação detalhada de um contexto, um indivíduo, uma única fonte de documento ou um acontecimento específico.

Pesquisa participante: O pesquisador é levado a compartilhar, pelo menos de maneira superficial, os papéis e os hábitos dos grupos pesquisados.

Pesquisa-ação: O pesquisador desempenha um papel ativo na própria realidade dos fatos observados, a participação das pessoas implicadas nos problemas investigados é absolutamente necessária.

História de vida: Pode ser definida como a narração, por uma pessoa, de sua experiência vivida.

Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

Como forma de adquirir conhecimento, a pesquisa científica pode ser desenvolvida de acordo com seus objetivos. Assim, é possível distinguir três níveis de pesquisa, como mostrado na coluna da esquerda; associe cada um dos níveis descritos pelas letras A, B e C às suas características relacionando as duas colunas.

A. Pesquisas Exploratórias

B. Pesquisas Descritivas

C. Pesquisas Explicativas

1. Têm como objetivo o estabelecimento de relações entre variáveis.

2. Têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, com vistas na formulação de problemas mais precisos.

3. Valoriza os aspectos qualitativos dos fenômenos, a sua descrição.

4. Têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

A associação correta é:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

A3, B4, C2

Resposta Correta: a.

A2, B1, C4

Feedback da resposta:

Alternativa correta: A2, B1, C4

O conteúdo da questão faz parte da unidade.

Pesquisas Exploratórias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com