TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Superficie De Resposta

Dissertações: Metodologia Da Superficie De Resposta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

A metodologia de superfície de resposta é uma técnica estatística utilizada para a modelagem e análise de problemas nos quais a variável resposta é influenciada por vários fatores, cujo objetivo é a otimização dessa resposta.. A codificação apropriada dos dados é um fator importante para a análise da superfície de resposta, portanto, o primeiro passo consiste em apresentar como são realizadas as codificações e decodificações dos níveis dos fatores. Depois disso, as gerações dos modelos padrões e a verificação da adequabilidade desses modelos são realizadas. O terceiro passo consiste em fornecer um resumo adequado da superfície de resposta e dos gráficos de contornos. No quarto e último passo, visualiza-se a superfície de resposta e a possível presença de valores críticos (Comparini et al, 2013).

Esse artigo teve como objetivo mostrar a importância da Análise de Variância na tomada de decisão na metodologia de planejamento de experimentos: a Superfície de resposta.A metodologia desenvolvida nesse artigo se refere a uma pesquisa exploratória.

O artigo é organizado da seguinte maneira. Na Seção 2 é descrita a criação da Análise de Variância. Na Seção 3 são apresentados os resultados obtidos quando da aplicação da metodologia em questão a um exemplo de um livro didático (Montgomery, 1991) e um experimento realizado por Monteiro et al (2013) . Na seção 4, ocorrem os comentários finais e conclusões, onde finalizamos o artigo.

2.A criação da ANOVA

Análise de Variância (ANOVA) é uma metodologia estatística desenvolvida nos anos 30 na EstaçãoExperimental Agrícola de Rothamstead (Reino Unido), por Ronald Fisher.

Ronald Fisher era biólogo e estatístico foi educado em Harrow e na Universidade de Cambridge , onde estudou Matemática. Seu interesse inicial em estatísticas desenvolvidas por causa de seu interesse pela genética, e este perseguiu os dois assuntos para o resto de sua vida.

O primeiro artigo de Fisher apresentou o método de máxima verossimilhança , seu segundo a derivação matemática da distribuição t , e sua terceira a distribuição do coeficiente de correlação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com