TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia PERGUNTA

Ensaio: Metodologia PERGUNTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Ensaio  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

PERGUNTA 1

Podemos afirmar que o conhecimento é produto de uma prática que se faz social e historicamente.

O que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão.

Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do conhecimento científico e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas.

A. Racionalidade

B. Objetividade

C. Linguagem específica

D. Validade

1. Corresponde a sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, expressa através dos enunciados.

2. Utiliza-se de enunciados e conceitos com significados bem específicos e determinados.

3. O significado dos conceitos é resultado do uso individual, subjetivo e espontâneo que enriquece e se modifica no decorrer do tempo.

4. Garante que uma teoria seja verdadeira, evidente, impessoal, passível de ser submetida a testes experimentais e aceitas pela comunidade científica.

5. Surge em consequência da necessidade do homem em resolver problemas com os quais defronta em seu cotidiano.

6. É produzido a partir de uma metodologia rigorosamente articulada que permite que se chegue às mesmas conclusões quando reproduzido nas mesmas condições.

A associação correta é:

a.

A1, B3, C5, D4

b.

A6, B4, C1, D5

c.

A3, B1, C2, D4

d.

A1, B4, C2, D6

e.

A5, B2, C4, D3

0,25 pontos

PERGUNTA 2

É quase consenso entre os autores conceituar método científico como sendo a reunião organizada de procedimentos racionais utilizados para investigar e explicar os fatos ou fenômenos da natureza, por meio da observação empírica e da formulação de leis científicas. Portanto, pode-se afirmar que o método científico é um procedimento, ou conjunto de procedimentos, que serve de instrumento para alcançar os fins da investigação.

A respeito do método científico na investigação é correto afirmar que:

I. Ele disciplina o trabalho dos cientistas, excluindo da investigação os preconceitos e o acaso, adaptando a atividade científica às características do objeto estudado, selecionando os meios e processos mais adequados.

II. Constitui nos instrumentos básicos e fundamentais que ordenam o pensamento do pesquisador na relação com o objeto de investigação, de forma sistemática, traçando de maneira ordenada a busca pela solução de problemas.

III. Existe apenas um método científico, baseado em princípios lógicos que pode ser comum a várias ciências, como forma de produção do conhecimento científico a ser utilizado por qualquer pesquisador.

IV. Considerando o método científico como o caminho feito pelo pesquisador no processo de investigação, por maior que seja o número de provas acumuladas em favor de uma teoria, ela jamais poderá ser aceita como definitivamente confirmada.

São verdadeiras as afirmações contidas em:

a.

I, II e III apenas

b.

I, II, III e IV

c.

I, II e IV apenas

d.

II e III apenas

e.

III e IV apenas

0,25 pontos

PERGUNTA 3

Um universitário, ao visitar um país islâmico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com