TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Pesquisa

Trabalho Universitário: Metodos De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento e os resultados da pesquisa básica são difundidos por comunicação em revistas, congressos e livros. Esta é a importância da textualidade para a comunicação do conhecimento produzido. É pela linguagem que o pesquisador docente tem acesso ao conhecimento científico. Esse fato relaciona a linguagem à :

Estrutura Social

Resenha

A grande maioria da sociedade segue o padrão que tem uma influencia direta no modo que as pessoas vivem socialmente. Numa proporção maior a estrutura social é a estratificação socioeconômica, que é o modo como a sociedade é dividida nos grupos sociais tem mais a ver com a classe econômica. Mais existe uma minoria que tem relação com o comportamento em si do ser humano na sociedade.

Segundo John Martin, essas escalas em certos momentos se misturam as macroestruturas são as propriedades emergentes de instituições culturais da microescala. O estudo inicial de estruturas sociais se baseou no estudo das instituições, a cultura, a interação social e a história. Alexis de Tocqueville foi, provavelmente, o primeiro a usar o termo estrutura social. Mais tarde, Karl Marx, Herbert Spencer, Max Weber, Ferdinand Tönnies e Émile Durkheim contribuíram para conceitos estruturais na sociologia. Weber investigou e analisou as instituições da sociedade moderna: o mercado, a burocracia (na iniciativa privada e na administração pública) e na política (por exemplo, a democracia).

A noção de estrutura social como a relação entre as diferentes entidades ou grupos enfatiza a ideia de que a sociedade está agrupada em grupos ou conjuntos de papéis estruturalmente relacionados, com funções, significados ou propósitos diferentes. Isto é importante porque nos mostra como saber lidar com esses vários tipos de estruturas.

Sendo uma temática relevante para os gestores, essas estruturas influenciam de certa forma os sistemas sociais, incluindo os sistemas econômicos, legislativo, político, cultural etc. A família, religião, direito, economia e classes são todas estruturas sociais. O "sistema social" é o sistema "pai" desses vários sistemas que estão embutidos nelas.

A estrutura pode se dá tanto naturalmente, pelas necessidades da vida social ou pelos conflitos entre esses grupos que se formam pelas necessidades assim dizem os que defendem essa estrutura. Outros acreditam que essa estrutura já é construída podendo ser das grandes massas da sociedade com intuito de se manter no poder.

O conceito de estrutura social é questionável porque tem diferentes aspectos envolvidos que são claramente notáveis na sociedade.

Crítica

O ponto negativo desse texto é que mostra um fato realmente visível da sociedade que está ligado ao ambiente socioeconômico que interage com tantos outros podendo ou não, dispor de igualdade pelo fato de muitas vezes estar envolvidos interesses de pessoas que vê uma oportunidade, pode se dizer até mesmo pessoal, para se beneficiar desses sistemas sociais o que não seria proveitoso a todos.

O ponto positivo é que a estrutura social não é uma regra absoluta, podendo variar conforme a época, os costumes, os valores , a sociedade, enfim uma gama de outros fatores pode fazer com que essa estrutura mude conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com