TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Pesquisa

Casos: Metodos De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS

E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CURSO

TUTELADO I

SANTOS – SP

2014

Mariane P. dos Santos Andrade A66HFB-0

MÉTODOS DE PESQUISA

INTRODUÇÃO SOBRE O CONCEITO DE METODOLOGIA

SANTOS – SP

2014

1 Resumo

O objetivo desse trabalho é oferecer a o conhecimento, a nível introdutório, sobre o significado do conceito de metodologia empregado no meio acadêmico.

Devida a amplitude e a complexidade do assunto, vale ressaltar que ao longo do estudo relacionado as metodologias de pesquisa, nunca apresentou unanimidade entre os autores. Essa falta de unanimidade torna-se perceptível devido a referência a conceitos como Método, Metodologia Científica e Metodologia de Pesquisa e Estudo de Caso.

A pesquisa de propõe em caracterizar da complexidade do processo de investigação científica sob a ótica metodológica com o presente estudo.

1 Introdução

A palavra metodologia pode ser pode ser entendida como o estudo dos métodos ou como um determinado procedimento para se executar algo, como uma pesquisa por exemplo, expresso na seguinte pergunta: qual foi a metodologia aplicada nesse caso? Nesta situação , a palavra metodologia está sem fixada como método.

Quando existe um método, este é rapidamente associado à técnica, porém Vera (1976:9), por exemplo, afirma que “Em síntese, a metodologia somente pode oferecer-nos uma compreensão de certos métodos e técnicas que provaram seu valor na prática da pesquisa (...)”. Uma possível saída para essa indefinição é adotar a posição de Barros (1986:01), para quem metodologia.

“Consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis,identificando as limitações ou não ao nível das implicações de suas utilizações. A Metodologia, nível aplicado, examina e avalia as técnicas de pesquisa bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações com vistas à resolução de problemas de investigação.”

Já Richardson (1985:29) apresenta conceituação vinculada a método em pesquisa, que segundo ele

“significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. Esses procedimentos se aproximam dos seguidos pelo método científico que consiste em delimitar um problema, realizar observações e interpretá-las a partir das relações encontradas, fundamentando-se, se possível, nas teorias existentes.”

A concepção de método que engloba tanto os aspectos teóricos quanto os aspectos relacionados ao procedimento de coleta e análise das informações.

Segundo Oliveira (1997:57), “O Método deriva da Metodologia e trata do conjunto de processos pelos quais se torna possível conhecer uma determinada realidade (..)” que “nos leva a identificar a forma pela qual alcançamos determinado fim ou objetivo.” Contudo, o mesmo autor apresenta como métodos a indução, dedução, cartesiano, dialético e outros, configurando uma diferenciação entre o que se entende por método enquanto teoria (método interpretativo) e enquanto validação do argumento (raciocínio lógico).

Para Lakatos/Marconi (1991:106) existe uma concepção que difere das demais até

agora apresentadas ao afirmar que:

“A maioria dos especialistas faz, hoje, uma distinção entre método e métodos, por se situarem em níveis claramente distintos, no que se refere à sua inspiração filosófica, ao seu grau de abstração, à sua finalidade mais ou menos explicativa, à sua ação nas etapas mais ou menos concretas da investigação e ao momento em que se situam.”

Nas ciências sociais os principais métodos de procedimento seriam: histórico, comparativo, monográfico ou estudo de caso, estatístico, tipológico, funcionalista,estruturalista e etnográfico.

Pelo exposto, observa-se que o significado dado à metodologia confunde-se ora com método, ora com técnica de coleta e análise de informações. Nas ciências sociais, método tanto pode ser entendido como a abordagem teórica (daí a definição de método interpretativo) como método de procedimento. Ainda, observa-se que não há concordância entre os especialistas em classificar um mesmo método como de abordagem ou de procedimento.

Pesquisa descritiva

Segundo Barros (1986:90) e Bervian (1983:55) é correto afirmar que a pesquisa descritiva é “aquela em que o pesquisador observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los.”, isto é, “o pesquisador procura descobrir com que freqüência um fenômeno ocorre, sua natureza, características, causas, relações e conexões com outros fenômenos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com