TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Pesquisa

Trabalho Escolar: Metodos De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA: METODOS E TECNICAS DE PESQUISA

É importante resaltar a importância da metodologia cientifica para os estudos acadêmicos na universidade. A palavra metodologia vem do grego “meta” = ao largo; “odos” = caminho; “logos” = discurso, estudo.

A metodologia, em um nível aplicado, examinar, descrever e avalia métodos e técnicas de pesquisa, visando ao encaminhamento e à resoluções de problemas e/ou questões de investigação. É a aplicação de procedimentos e técnicas para construção do conhecimento

Métodos de abordagem científica

Definição: é o conjunto de procedimentos ou técnicas utilizados para a investigação de um fenômeno ou para se chegar à verdade. Dependendo do tipo de raciocínio utilizado, usa-se um desses tipos: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico.

Dedutivo: é o caminho das conseqüências, partindo do raciocínio geral para o particular, chegando a uma conclusão particular.

Ex: Todo homem é bom. (geral)

Indutivo: é o caminho inverso a dedução. Parte-se do raciocínio particular para chegar a uma conclusão geral.

Ex: Cobre conduz energia, ouro conduz energia, ferro conduz energia (...). (particular)

Hipotético-dedutivo: é um raciocínio que trabalha com afirmações que são hipóteses, que serão verificadas posteriormente. Parte de considerações gerais, para chegar a uma conclusão particular. Suas conclusões são baseadas em fatos supostos, que não darão uma veracidade a conclusão, mais sim uma possibilidade.

Ex: Todos os estudantes que estudam passam nos exames.

Hipotético-dedutivo: é um raciocínio que trabalha com afirmações que são hipóteses, que serão verificadas posteriormente. Parte de considerações gerais, para chegar a uma conclusão particular. Suas conclusões são baseadas em fatos supostos, que não darão uma veracidade a conclusão, mais sim uma possibilidade.

Ex: Todos os estudantes que estudam passam nos exames.

Dialético: é o método que investiga a realidade pelo estudo da sua ação recíproca, da contradição de fenômeno e da mudança que ocorre na natureza e na sociedade. Não se limita a apenas questões ideológicas, geradoras de polemicas. De forma geral, esse método opõe-se a todo conhecimento rígido: tudo é visto em mudança constante, pois há algo que sempre surge e se desenvolve, e algo desagrega e se transforma.

Fenomenológico: método que se limita apenas com o dado, o fenômeno, não leva em conta sua natureza real ou fictícia. Visa somente os aspectos essenciais e internos do fenômeno, sem lançar mão de deduções e empirismos.

Métodos de Procedimento Científico

Definição: ao contrario dos métodos de abordagem, estes tem caráter específicos, e relacionam-se não com o plano geral do trabalho, mas sim com suas etapas especificas. Estes não são exclusivos entre si, e devem ser adequados a cada área de pesquisa. São eles: estatístico, comparativo, experimental, tipológico, histórico, funcionalista, estruturalista e clínico.

Estatístico: baseia-se a utilização da teoria das estatísticas das probabilidades. As conclusões obtidas apresentam grande veracidade, embora admitam margem de erros. Os dados estatísticos possibilitam a comprovação das relações entre fenômenos, e obter respostas sobre sua natureza, ocorrência e significado. Exemplo: pesquisa sobre o numero de jovens e entram num curso superior e os que concluem o mesmo.

Comparativo: realiza comparações, a fim de verificar semelhanças e explicar divergências. Suas comparações podem ser feitas com grupos no presente e no passado, ou entre existentes no presente e no passado, quanto para relacionar sociedades de iguais níveis, ou de estágios de desenvolvimento diversos. Exemplo: pesquisa sobre a sociedade européia no século XVIII e a sociedade brasileira na mesma época.

Experimental: consiste no conjunto de processos utilizados para a verificação de uma hipótese. No geral as técnicas na experimentação é o determinismo: nas mesmas circunstancias, as mesmas causas produzem os mesmos efeitos. Regras para a experimentação: alargar a experiência; variar a experiência; inverter a experiência e recorrer aos casos da experiência.

Tipológico: procura comparar fenômenos sociais complexos, onde se cria tipos ou modelos ideais, construídos a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno.

Histórico: parte da investigação de acontecimentos, processo e instituições no passado, para verificar se há alguma influencia na sociedade atual. Para compreender melhor a função e natureza de instituições, costumes e forma de vida social, é importante pesquisar suas origens e raízes do passado. Exemplo: para descobrir e entender as causas da crise mundial é necessário pesquisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com