TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Para Definir Preços

Artigo: Metodos Para Definir Preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

Considerações e métodos para definir preços

Segundo kotler( 2004) preço é a quantidade de dinheiro que se cobra por um produto ou serviço, sendo a somo de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de obter ou utilizar um produto ou serviço. Preço é o único produto do mix de marketing, composto pelos 4Ps, produto, preço, propaganda e ponto de venda, que gera receita sendo mais flexível, podendo ser alterado rapidamente. Os outros produtos do mix geram custos.

Ao se formar o preço de um produto, diversos fatores internos externos contribuem para que a empresa possa determinar qual o melhor preço para seu produto. Muitos desses fatores interferem diretamente na formação do preço, outros interferem indiretamente, porem todos devem ser levados em consideração, pois, do contrario, problemas futuros podem advir para a empresa que não elaborar corretamente seus preços de venda. A elaboração do preço de forma correta permite a empresa atuar em sintonia com o mercado escolhido e obter os lucros desejados( KOTLER, 1993).

Precificação

O tipo de determinação de preço antes de formar um produto para atingir determinado publico alvo deve ser baseado em considerações sobre o público consumidor e visar os custos que poderão garantir a cobrança deste preço. Inserindo-se valor ao produto, permite-se cobrar mais pelo mesmo.(KOTLER, 2004).

Preço baseado em custo

Um dos métodos mais simples para a definição do preço é através da adição de um valor padrão ao custo do produto, o chamado markup. O markup varia consideravelmente dependendo do item a ser ofertado(KOTLET, 1993).

NAGLE E HOLDEN (1995) propõem que o preço é estabelecido através do susto do produto ao cliente com determinado valor baseado neste custo.

Entretanto este método ignora a demanda e a concorrência, o que não leva ao melhor preço do produto para o consumidor. Mas mesmo assim este método ainda é muito utilizado, segundo KOTLER (1993), por varias razoes. Segundo, quando todas as empresas utilizam este método os preços tendem a ser similares. E em terceiro por que muitas pessoas acreditam que o preço acima dos custos é mais justo tanto para o consumidor como para o vendedor, permitindo assim um retorno para o investimento.

Preço baseado no valor

o preço com base no valor do produto utiliza a percepção dos compradores e não o custo do vendedor como valor fundamental. Ela é orientada pelo produto e baseada na percepção de valor do produto pelo cliente(KOTLER, 2004).

Segundo NAGLE e HOLREN (1995) o preço baseado no valor inicia-se com a analise das necessidades do cliente e percepções de valor do consumidor. O preço é estabelecido para se adequar ao valor percebido pelo cliente.

Muitas vezes, a melhor estratégia não é baixar o preço para fazer frente a concorrência, mas, ao cobrar um preço mais alto, convencer o cliente que o produto vale aquele preço. Deve-se perguntar qual o valor para o cliente e defender o que o produto vale, deslocando o foco do preço para o valor(kotler, 2004).

O valor de um produto deve conter uma vantagem diferencial, criada com base em qualquer ponto forte ou nas competências especificas da empresa em relação a concorrência, sendo um valor diferenciado para o cliente( HOOLEY, 1996).

Preço baseado na concorrência

Neste caso, o valor de um produto para o consumidor é baseado em produto semelhante da concorrência, onde ele estabelece um parâmetro comparativo. Este valor pode ser elaborado de duas formas:

a) Através do preço da oferta, onde muitas empresas baseiam seus preços nos concorrentes, dando menor atenção aos seus custos ou a demanda;

b) Ou então através do preço de proposta, quando a empresa oferece seus serviços de acordo como julga que seus concorrentes irão fixar o preço deles, também sem levar em conta seus custos e as demanda.

Entretanto, uma empresa que deseja ser saudável, não deve definir seus preços abaixo de um certo nível sem prejudicar-se. Neste caso, a empresa costuma trabalhar com uma previsão de um lucro esperado, a ai sim sair-se bem em ambos os casos( KOTLER, 1993).

Estratégia de preço

Em geral as empresas ajustam seus preços para se adequarem as diferenças entre os consumidores e as mudanças de situação de venda. campanhas de ofertas, antes vinculadas a preço a preço podem ser derivadas para a oferta de facilidades de pagamentos, competição de taxas de juros, cartões de credito específicos de lojas, cartões de afinidades associadas as grandes empresas e cartões fidelidade(MIRANDA, 1997).

Existem varias formas de estratégias de adequação de preços e, a seguir,descreveremos algumas, segundo KOTLER (1993).

Descontos e bonificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com