TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia Aplicada

Artigo: Metrologia Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

2.0 - PRINCIPAIS INTRUMENTOS DE MEDIÇÃO NA INDÚSTRIA

Nas indústrias há uma enorme gama de instrumentos de medição, que são utilizados para ensaios e análises das peças e ferramentas desenvolvidas.

Há vários tipos de instrumentos de medição, e cada um é específico para uma determinada aplicação, a utilização de cada um é determinado, conforme a precisão e exatidão que o instrumento poderá garantir.

Cada instrumento é utilizado para determinar uma grandeza, cada um possui uma aplicação específica, que podem ser dureza, texturas, comprimentos (diâmetros, altura, profundidade, etc.) entre outros. A diversidade destes instrumentos são enormes, segue abaixo alguns exemplos de instrumentos que são utilizados nas industrias;

Durômetro Shore

É utilizado na medição da dureza. O método consiste em medir a profundidade da impressão deixada no material com a aplicação da carga e é dependente de outros fatores além da dureza, como das propriedades viscoelásticas e da duração do ensaio.

Este aparelho de medição foi desenvolvido em 1920, pelo fabricante de instrumentos Albert F. Shore, e é amplamente utilizado na medição da dureza de polímeros, elastômeros e borrachas.

Traçador de Altura

Esse instrumento baseia-se no mesmo princípio de funcionamento do paquímetro, apresentando a escala fixa com cursor na vertical. Empregado na traçagem de peças, para facilitar o processo de fabricação e, com auxílio de acessórios, no controle dimensional.

Goniômetros

O goniômetro simples, também chamado de transferidor de graus é utilizado para medidas onde não há preocupação com a exatidão do resultado.

Nos transferidores simples, a divisão da escala é 1º. Lê-se os graus inteiros na graduação do disco fixo, indicados traço 0 (zero) da referência e aproxima-se a leitura para a posição mais próxima dentro da variação de 0,5º, portanto, pode-se ler até 0,5º nos transferidores simples por interpolação na escala.

Trenas ou Escalas Graduadas

Trata-se de um instrumento de medição constituído por uma fita de aço, (fibra de vidro) ou tecido, graduada em uma ou em ambas as faces, no sistema métrico ou no sistema Inglês, ao longo do seu comprimento, com traços transversais. É fabricada em diversos comprimentos 2 m, 3 m, entre outros.

Em geral, a fita está acoplada a um estojo ou suporte dotado de um mecanismo que permite recolher a fita de modo manual ou automático. Tal mecanismo, por sua vez, pode ou não ser dotado da trava. É a trena graduada, o mais elementar instrumento de medições utilizado em caldeiraria. É usada para realização de medições lineares, quando não há exigências de baixas incertezas de medição. As trenas geralmente apresentam graduações no sistema inglês (polegada) e no sistema internacional (metro).

Há muitos outros instrumentos de medições utilizados na indústria, acima procuramos descrever entre os mais conhecidos, e os quais realmente são encontrados em indústrias de qualquer segmento.

Rugosímetro

É um instrumento industrial usado em medir a rugosidade, a textura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com