TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrô de São Paulo

Resenha: Metrô de São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

Metrô de São Paulo é referência em acessibilidade

Utilizar o metrô de São Paulo para ir ao trabalho, à escola e aos passeios de final de semana é uma realidade à qual muitos paulistas estão habituados. O meio de transporte também é escolhido pelas pessoas com mobilidade reduzida para o deslocamento diário, que se torna mais rápido e seguro com a acessibilidade oferecida pelo metrô.

O metrô conta com atendimento especial às pessoas com deficiência. Além da presença de funcionários treinados que tem como função ajudar no deslocamento de portadores de deficiência, há também elevadores, rampas e embarque preferencial.

O embarque preferencial é um tipo de embarque realizado no primeiro carro do metrô e destinado apenas a pessoas em situações especiais. Ele tem um horário determinado. Veja abaixo:

Estação Manhã

6h às 9h Tarde

16h às 19:30h

Anhangabaú X

Brás X

Corinthians - Itaquera X

Luz X

Marechal Deodoro X

Palmeiras - Barra-Funda X X

Paraíso X X

República X

Santa Cecília X

Sé X X

O Metrô de São Paulo vai investir até 2014 cerca de R$ 83 milhões exclusivamente para a acessibilidade.

Para garantir a mobilidade e a independência de pessoas com deficiência, as estações são equipadas com elevadores, rampas, corrimãos e escadas rolantes. Os banheiros das estações são acessíveis e os trens possuem assentos reservados para pessoas com deficiência e um espaço separado especialmente para cadeirantes. Para os deficientes visuais, as estações receberam pisos táteis e comunicação em braile.

Os funcionários do metrô são treinados para ajudar os usuários. Sempre que uma pessoa com deficiência chega à estação, os funcionários se apresentam e, quando necessário, a acompanham até o trem. Enquanto a pessoa viaja, os funcionários entram em contato com a estação em que ele vai descer e informam o trem e o vagão em que o usuário se encontra. Assim, quando ele chega à plataforma, outro funcionário já está aguardando para conduzí-lo até a catraca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com