TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu Brasil

Trabalho Universitário: Meu Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Vivemos em um país lindo e maravilhoso, com uma rica historia de miscigenação para nossa formação, mas ate onde o que temos de maravilhoso é será que a classe política esta correta na maneira de agir, a sociedade brasileira esta de acordo com as artimanhas montadas pela elite dominante do país. Somos um povo com uma cultura própria e diversificada, mas será que somos livres ou somos fantoches nas mãos desses poucos que usam não só do jeitinho, mas também de um dos maior meios de persuasão, a mídia. Esperamos com esse texto mostrar um pouco dessa realidade.

TERRA BRASILIS DIREITO PLENO

Bem vindo aos pais do remendo e da adaptação. Afirmação forte, talvez não, pois tentamos mostrar em breves palavras, que nossos pais como um todo não passa de uma adaptação e de remendos em prol de poucos.

Brasil, colonizado por portugueses, que eram bons navegadores, mas talvez não tão bons administradores. Não soubemos quantificar ou qualificar o ponto inicial de nossa formação cultural, pois na terra de santa cruz habitavam índios, logo a origem deveria ser a cultura dos índios? Não, os portugueses quando aportaram não, ancoraram apenas as caravelas, mas sim parte muito grande sua cultura, meios e modos de vida. Com a chegada do português tem-se inicio a convivência, ou melhor, a exploração do índio, um inicio lindo para opõe será no futuro parte da formação da sociedade brasileira, uma classe dominante, os colonizadores, e mão de obra de forma escrava, mas mão-de-obra.

A lei primeira no Brasil tratava de liberar a escravidão dos índios, embora não estivesse escrita acabou por se formar em decorrência da dependência criada para manter os índios escravos, davam-lhes pequenas “muambas” (penas, acessórios, roupas, etc.), o que os tornou de certa forma dependentes de seus exploradores. Outra forma encontrada pelos portugueses para introduzir de fato a cultura européia na vida indígena foi chamado de “cunhadismo”, que era um método fácil que os portugueses encontraram para se proteger de outros índios e exploradores. Essa prática se concretizava da seguinte maneira, os índios levavam uma moça de sua tribo para casar-se com um dos portugueses, e se ele executa-se o ato sexual, ele se tornava da “família” ,e foi assim que milhares de índios engravidavam, dando origem aos mestiços. Na visão dos portugueses, essa prática tinha uma falha, por que outros europeus poderiam usar o mesmo método para facilitar a colonização,o que ocorreu, houve um crescimento absurdo de navios franceses chegando ao Brasil, e Portugal começou a se sentir ameaçado, o que gerou muitas guerras entre os próprios índios para defenderem membros de sua “família”, assumiram uma luta que não era deles.

Um tempo depois havia mais mestiços do que índios, e esses mesmo mestiços que eram descendente da raça indígena escravizavam seu próprio povo.Muitos índios foram levados como prisioneiros e escravos.até mesmo os que já eram convertidos,ou seja, a civilização da igreja católica era apenas uma justificativa para exercer o poder de mando.

Portanto estava formada a relação sociedade com o direito, direcionado a classe superior, mas havia um principio do que seria a sociedade brasileira no furturo.

O povo brasileiro foi surgindo de uma enorme miscigenação de raças índios, negros, mulatos e brancos, a evolução na colonização brasileira assim como a necessidade de nova mão de obra, que se tornara escassa pela diminuição do numero de habitantes indígenas, fora incrementada pela chegada dos negros africanos, tido como escravos, europeus falidos ou desacreditados no velho continente vinham para as terras ocidentais tentar nova vida. O negro trouxe não só a força braçal que lhe era peculiar, trouxe as mulheres, que serviam de amantes e cozinheira, mas trouxeram muito de sua cultura e costumes, que ficaram adormecidos ou esquecidos por muitos anos, mas tem referencia cada vez maior nos dias atuais.

Os europeus somados aos índios e negros de acordo com a localização territorial que se engajaram formaram novos núcleos de sociedade, com costumes próprios, caboclos no interior, sertanejos no nordeste, os gaúchos e demais núcleos regionais. Tais grupos têm características distintas, de modos e costumes, mas acabaram por formar os brasileiros, um povo com identidade bem diversificada.

A cultura negra no Brasil aos poucos vai se tornando uma marca para o povo brasileiro, isso também serve para mulatos e índios uma vez que nosso país é originário dessa nacionalidade, já que analisar essas nações percebemos que se oferece uma história de criação civilizacional das culturas mais interessantes do mundo, e com seus gestos e costumes podem servir como exemplo para o resto do mundo. O sertanejo, que vive no nordeste, vive num local extremamente hostil, onde se tem altas temperaturas e poucas chuvas, torna-se, portanto muito difícil de viver mais suas culturas e a mais simples e de extrema importância.

A Paulistana caipira não é a mais importante, mais a que mais se transformou ao longo das décadas. Eles não falaram o português mais o tupi guarani, e ali se encontraram fortunas, minas de metais e pedras preciosas, e a conseqüência foi para a paulistana. Mas o ouro é limitado, assim que houver o esgotamento toda essa migração começou a criar poucos, raças, galinhas a fazer queijos doces e isso tudo criou uma cultura caipira e obviamente seus costumes diferenciados. Esses, portanto com o tempo deixou de ser o protagonista da economia e passou a ser bandeirantes para sua própria sobrevivência. A miscigenação de brancos e pretos origina-se como um povo chamado caboclos, que a maioria presentes na Amazônia, uma área cheio de diversidade tanto na fauna como na flora e conhecida mundialmente como o “ o pulmão do mundo”.

Com essa formação temos a sociedade brasileira, que através de suas diferenças e acertos acaba por consolidar uma cultura muito diferenciada de norte a sul do Brasil. E como ordenar juridicamente um país com tantas diferenças, de costumes, modos e aspirações.

Para a formação da sociedade brasileira, seus modos e anseios, foram necessários um ordenamento jurídico. O direito brasileiro inicia com a chegada dos portugueses onde logo é adaptado, e não criado, a realidade da terra nova, onde as leis favorecia uns poucos de uma classe alta, esses por sua vez adaptavam o as leis, na forma correta do direito ou encontrando uma brechinha para manter o poder e submissão da população na época. Começou a surgir então a política do emenda e remenda, sempre infelizmente favorecendo uns poucos senhores que exerciam poder e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com