TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macroeconomia, Métodos Quantitativos

Trabalho Universitário: Micro E Macroeconomia, Métodos Quantitativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

1) MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A inflação é o aumento contínuo nos preços de bens, produtos e serviços em uma determinada região durante um período. Ao mesmo tempo em que os produtos se tornam mais caros, o poder de compra da moeda nacional diminui. Além de corroer o salário, a inflação elevada também encarece os produtos nacionais, aumenta a demanda por importações e reduz as exportações, desequilibrando toda a balança comercial de um País. Para evitar uma crise econômica, governos são obrigados a adotar medidas para desvalorizar a moeda e, assim, frear as importações. Esta decisão, entretanto, faz com que produtos importados essenciais – como petróleo, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional – fiquem mais caros, aumentando o custo de produção de setores que dependem desses itens. Em setembro de 2013, o IBGE divulgou que o Brasil atingiu a 5ª maior inflação do G-20 com 6,09% de aumento (média de 12 meses), o que acredito ser a causa desta inflação é o fato de o governo ter grandes gastos e poucos investimentos no país.

As taxas de juros têm basicamente a finalidade de estipular o custo do dinheiro no tempo, seja em uma operação de empréstimo, seja em uma aplicação financeira. No final de Agosto de 2013, o Comitê de Política Monetária anunciou que a taxa básica de juros foi elevada de 8,50% para 9,00% ao ano, significando a quarta alta consecutiva. Logo o PROCON-SP, recomendou que o consumidor tivesse cautela ao contratar uma linha de crédito, avaliando a real necessidade da contratação e comparando as taxas praticadas pelas instituições financeiras, isso para evitar o aumento no percentual de inadimplência do consumidor no país.

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.

2) Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial

a. Medidas Descritivas

As medidas descritivas têm o objetivo de reduzir um conjunto de dados observados (numéricos) a um pequeno grupo de valores que deve fornecer toda a informação relevante a respeito desses dados. Estas medidas são funções dos valores observados e podem ser classificados em:

I. Medidas de Tendência Central: Têm o objetivo de representar o ponto de equilíbrio ou o centro de uma distribuição. Em muitos casos, podem ser considerados valores típicos ou representativos do conjunto.

II. As medidas mais utilizadas são a média aritmética, a mediana e a moda, embora outras também possam ser úteis em algumas situações.

III. Medidas de Dispersão: As medidas de dispersão complementam as Medidas de Localização ou Tendencia Central, indicando quanto as observações diferem entre si ou o graus de afastamento das observações em relação à média. As medidas de variação mais utilizadas são: a amplitude total, a variância, o desvio padrão e o coeficiente de variação.

IV. Técnicas de Amostragem Probabilística: As amostras por probabilidade são amostras em que os componentes são extraídos da população de acordo com probabilidades conhecidas. O mecanismo de probabilidade pelo qual os componentes são selecionados é especificado antes de iniciada a amostragem e não deixa ao investigador qualquer margem para decidir que itens da população devem ser incluídos na amostra. Podemos citar dentre os diferentes tipos de amostragem probabilística os seguintes:

• Amostragem Aleatória Simples: é a maneira mais fácil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com