TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro Economia

Casos: Micro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

1) “O impressionante volume de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente não só causam grandes perdas econômicas, como também tem impacto significativo nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar. Essa é a conclusão de um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, 11/09/13)” . Estudamos sobre a questão da escassez, um dos principais problemas da economia. Assim sendo, pesquise sobre o tema e elabore um texto de no mínimo 15 linhas, relacionando a questão da falta de alimentos à escassez dos fatores de produção. (4 pontos)

Resposta:

Ultimamente tem se ouvido falar a respeito da escassez dos alimentos e dos recursos naturais, mas infelizmente não tem se feito nada para se mudar este quadro.

Conforme reportagem apresentada alguns meses atrás pelo Jornal da Record, toneladas de alimentos são jogadas fora pelos restaurantes, sendo que poderiam doar uma boa parte desses alimentos que vão para o lixo.

Alimentos os quais poderiam alimentar varias pessoas as quais passam necessidades.

Nossos governantes não se preocupam com o povo, pois não fazem nada para mudar a realidade no qual ainda tantas pessoas passam fome.

Com isso cresce o numero de pedintes, a violência, roubos, assaltos ,assassinatos, para que possam assim ter o que comer sendo que alimentação é um direito de todos.

Mas uma coisa seja dita se não for tomada as devidas providencias, com relação ao desperdício de alimentos, vai chegar ao ponto em que será raciocinada os alimentos no pais.

Devemos cuidar melhor dos nossos recursos naturais, para que possamos ter o principal que é a agua, algo que hoje em alguns estados não se é possível ter água potavél para se beber.

Precisamos tomar consciência de que devemos cuidar melhor dos nossos recursos naturais, como a vegetação e a água doce, onde se concentra o maior numero de água doce do mundo.

Portanto sejamos cocientes, responsáveis em cuidar melhor do nosso pais e seus recursos.

2) De acordo com nossos estudos sobre as Leis da Demanda e da Oferta, você aprendeu a respeito do funcionamento dos mercados e a formação dos preços na economia. Neste sentido, pesquise na mídia um evento ocorrido nos últimos meses no Brasil que mostram o comportamento da demanda e da oferta relacionados às variações dos preços de algum bem ou serviço. Elabore um texto, de no mínimo 15 linhas, relatando o que aconteceu no mercado nesse período. (3 pontos)

Resposta:

Elasticidade – Preço da demanda (EPD)

A elasticidade preço da demanda tem um papel importante na analise da demanda do consumidor e das decisões empresariais.

Está teoria é bem clara em um artigo publicado sobre o produto interno bruto da agropecuária milho e soja.

Neste artigo nós é informada sobre como foi denominado o modelo “teia de aranha “no

qual tomamos conhecimento das desvantagens de tempo na observação e comparação de variáveis distintas.

Foi constata que existe uma dificuldade na relação preço e quantidades demandada e ofertada. Constatou-se que tanto a demanda quanto a oferta inelástica são insensíveis as mudanças de preços.

Algo que aconteceu nós últimos meses foi a redução do IPI, ou seja , imposto sobre produtos industrializados onde houve grande demanda na compra de veículos, devida a oferta de redução de IPI.

Houve bastante aquisição de veículos novos pelos usados, tanto que muitas concessionarias faziam promoções para que assim os veículos usados fossem vendidos, haja vista que com o desconto do IPI a venda de carros 0KM cresceu assustadoramente, fazendo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com